Vídeo: “Educação sexual precisa começar na infância”, alerta Erika Oliveira em episódio do Espectro No Farol
Psicóloga defendeu que tema deve ser tratado de forma precoce e citou exemplos

O episódio do podcast Espectro No Farol, que foi ao ar no sábado (25), às 12h, recebeu a sexóloga e psicóloga Erika Oliveira para uma conversa essencial sobre sexualidade na neurodivergência. Em entrevista ao host Pedro Mendonça, Erika defendeu que a educação sexual deve começar cedo e alertou para os riscos de omissão das famílias e da escola.
“Eu tento focar principalmente na educação sexual, que deve ser falada na primeira infância, na segunda infância, na pré-adolescência”, afirmou Erika. “Quando a menina menstrua, por exemplo, é preciso saber o que fazer, o que pode ser feito — tudo isso também como prevenção ao abuso sexual infantil.”
Segundo a especialista, muitos pais e responsáveis evitam abordar o tema, o que cria um vácuo ocupado por fontes inadequadas. “Os pais não estão falando, a escola também fala muito pouco. Quem está falando é a internet — e muitas vezes, é a pornografia, que distorce totalmente o conceito de sexualidade.”
Para adolescentes neurodivergentes, o risco é ainda maior. “Eles acabam consumindo esse tipo de conteúdo e levando como verdade absoluta, o que os coloca em situações de vulnerabilidade”, disse Erika. Por isso, ela reforça que é papel das famílias, cuidadores e profissionais de saúde mental lidar com o tema de forma direta e responsável. “É um alerta. A sexualidade está ali desde que a gente nasce — não dá para fechar os olhos para isso.”
O episódio está disponível no canal do YouTube FB Comunicação – Podcast.