Vídeo: Egbomi Lindinalva Barbosa discute desigualdade social e racismo no Podomblé
Liderança religiosa reflete sobre desafios enfrentados pelo povo de tradições africanas e a luta por direitos
Foto: Farol da Bahia
No mais recente episódio do podcast Podomblé, a Egbomi Lindinalva Barbosa, do Terreiro do Cobre, trouxe uma reflexão sobre como a discriminação racial está enraizada nas estruturas sociais, perpetuando desigualdades. Segundo Lindinalva, essa forma de opressão organiza as relações de domínio, limitando os direitos e as oportunidades para o povo de Candomblé e outras tradições afro-brasileiras.
“O racismo, ele opera para que a gente se mantenha naquele lugar de domínio. E só aqueles poucos estejam num lugar de poder. [...] Quem pode não vai querer abrir mão do seu poder”, afirmou. Ela também destacou que essas dinâmicas são sustentadas por um modelo de dominação de origem europeia, que historicamente oprime comunidades negras.
Além disso, a convidada comentou sobre os avanços ainda tímidos nas últimas décadas, observando que, há 20 anos, os recursos para fortalecer a luta pela igualdade eram ainda mais escassos. Sua fala reforça a necessidade de amplificar as vozes de lideranças religiosas e continuar combatendo a exclusão social.
Assista ao episódio completo no canal do YouTube da FB Comunicação.
Confira mais no vídeo abaixo: