Vídeo: Eleito novo presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles declara segurança pública como prioridade da gestão
Fonteles sucederá a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra
Foto: Reprodução
BRASÍLIA - O Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi empossado como o novo presidente do Consórcio Nordeste, nesta quarta-feira (5), na 1ª Assembleia Geral de 2025 do Consórcio, em Brasília. No discurso de tomada de posse, Rafael Fonteles, elencou a segurança pública da região como prioridade em sua gestão. Eleito de forma unânime em 12 de dezembro do ano passado, em Natal (RN), Fonteles sucederá a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o mandato terá duração de um ano.
"Termos como a segurança pública é prioridade, sim, do consórcio Nordeste. Estaremos juntos no Ministério da Justiça e Segurança Pública e junto ao Congresso Nacional discutindo esses temas relacionados ao que está tramitando no Ministério. O Congresso sobre Segurança Pública é importantíssimo. O tema da educação de tempo integral, da educação pública de qualidade é outro tema muito importante para todos nós. Saúde pública [...] muito importante debater o subfinanciamento do SUS.", elencou o presidente.
Fonteles ainda chegou a falar sobre a importância da transição energética. " Nós temos a grande chance de industrializar o Nordeste de verdade, que é a partir da transição energética. Então, nós precisaremos nos reunir e convide com as ilhas bancadas do Nordeste a participarem junto conosco em reuniões que queremos com o Ministério de Minas e Energia, com a INS, com a ANEL, com a EPE, com todos os órgãos elétricos, para que não haja nenhum gargalo para os novos projetos de energias renovadas que eles instalaram no Nordeste e para os projetos de consumo de energia que vão realmente industrializar o Nordeste. Então, esse é um tema urgente, que terá muito tempo dedicado à nossa presidência. Inclusive, já temos uma reunião marcada com o ministro para hoje", pontuou Fonteles.
Veja declaração: