• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: "Está muito banalizado", diz médica sobre uso de suplementos de melatonina
Podcasts

Vídeo: "Está muito banalizado", diz médica sobre uso de suplementos de melatonina

Patrícia Salles foi a convidada do último episódio do 'No Farol', podcast da FB Comunicação

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: "Está muito banalizado", diz médica sobre uso de suplementos de melatonina

Foto: Farol da Bahia

A médica Patrícia Salles, especialista em Endocrinologia e Metabologia, foi a convidada do último episódio do podcast ‘No Farol’, produção da FB Comunicação. Durante o papo, a médica falou sobre o uso de comprimidos de melatonina e seu impacto no metabolismo. 

Segundo Patrícia, a melatonina, por ser um suplemento, deve ser usado com cautela, por causa de alguns efeitos colaterais. 

“A gente tem que ver que é um suplemento. Tudo que a gente for usar, que foi manipulado, não tem nada natural. Já manipulou, já não é natural. O natural é você comer folha, fruta. Então, a melatonina também é um suplemento, a gente tem que usar com cautela. O que a gente observa hoje é todo mundo usando a melatonina como se fosse beber um chá, beber uma água. Tem que ter muito cuidado, porque a melatonina tem um dos efeitos colaterais da melatonina que eu particularmente não gosto,” afirmou. 

A especialista destaca ainda que costuma indicar a melatonina para seus pacientes em casos específicos. Além disso, ela aponta que, atualmente, o uso do produto está muito banalizado. 

“Eu não deixo de rotina para os meus pacientes, eu prefiro deixar assim, pontualmente. Por exemplo, você teve um dia estressante, uma reunião, a cabeça tá a mil, não consegue desligar a cabeça para dormir, você vai lá e toma a sua melatonina. Mas no dia a dia, não é interessante você usar continuamente, porque ela pode causar fadiga no dia seguinte. Você fica meio ressaqueado, e isso atrapalha a sua qualidade de vida,” disse 

“É porque está muito banalizado a melatonina, mas é um dos principais efeitos colaterais da melatonina é causar fadiga no dia seguinte. Eu acho que antes de usar a melatonina, vamos observar como é que está essa higiene do sono. Você está fazendo a medida comportamental interessante? Será que não dá para desligar o telefone? Quarenta minutos, vai dormir dez horas. Deu nove e meia, esquece o telefone do celular. Coloca no cantinho, pega um livro. Vamos começar a melhorar essas medidas comportamentais noturnas,” acrescentou. 

Veja o trecho do episódio: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário