Vídeo: estudantes de medicina fazem atos de importunação sexual durante jogo em SP
Cerca de vinte homens abaixaram as calças e tocaram suas partes íntimas em uma partida de vôlei feminino
Foto: Reprodução
Um escandaloso incidente ocorreu durante uma partida de vôlei feminino da Intermed, uma competição esportiva entre faculdades de medicina, na Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo, no último sábado (16). Cerca de 20 estudantes de medicina foram flagrados em atos de importunação sexual, protagonizando cenas chocantes que foram gravadas e compartilhadas nas redes sociais.
Nos vídeos, os estudantes correm pela quadra com as calças abaixadas, cometendo atos de natureza sexual de forma pública e ofensiva. Em um dos registros, eles realizam uma "masturbação coletiva" enquanto em outro, repetem o ato obsceno enquanto assistem à partida de vôlei feminino.
As imagens geraram ampla repercussão nas redes sociais, com muitos internautas exigindo um posicionamento oficial da Universidade de Santo Amaro em relação ao ocorrido. O ato cometido pelos estudantes se enquadra no artigo 215 do Código Penal brasileiro como crime de importunação sexual, com pena prevista de 1 a 5 anos de reclusão. Conforme a Lei n. 13.718/18, esse crime é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com a intenção de "satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro".
A atlética de medicina da Unisa emitiu uma nota oficial sobre o incidente, declarando que as "filmagens não representam os princípios e valores" da atlética e que eles "não toleram ou compactuam com qualquer ato de abuso ou discriminatório". A universidade ainda não se pronunciou publicamente sobre o incidente, mas a sociedade aguarda uma resposta oficial à medida que a revolta cresce em torno desse comportamento inaceitável.
Veja o vídeo: