Vídeo: ex-chefe da PMDF afirma que ação da PM foi limitada pelas Forças Armadas
Jorge Eduardo Naime depõe sobre os atos do 8 de janeiro
Foto: Reprodução/TV Senado
A CPMI do 8/1 interrogou, nesta segunda-feira (26), Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Naime voltou a declarar que a “ação da PM sempre foi limitada pelas Forças Armadas”. O depoimento dá sequência aos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos ocorridos em Brasília.
"Eu já estou há cinco meses preso, e sem saber o porquê. Eu me encontrava de licença, fui acionado para estar no cenário do dia 8 e me apresentei. Eu fui ouvido pela primeira CPI e não tinha conhecimento dos fatos. Mas durante os 5 meses que eu estive preso descobri muitas informações sobre as investigações", disse Naime durante o depoimento.
Mais cedo, o coronel recebeu aval do STF para ficar em silêncio em questões que possam levar à autoincriminação e chegou a apresentar um atestado de depressão que o dispensaria de comparecer à comissão. A secretaria do colegiado, no entanto, pediu uma reavaliação do laudo pela junta médica do Senado Federal.
O coronel passou pela checagem médica e garantiu que, independentemente do laudo, iria falar na comissão que investiga os atos do 8 de janeiro, em Brasília.
Veja o vídeo: