Video: "Extraordinário Ministro da Defesa", diz Lula sobre Haddad ao fazer confusão
Declaração acontece em meio a pressão sofrida pelo titular da Fazenda
Foto: Reprodução/TV Globo
BRASÍLIA -- O presidente Lula (PT) saiu em defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em meio a pressão com relação a agenda econômica do Brasil. Em Genebra, na Suíça, o chefe do Executivo elogiou o político, na quinta-feira (13), mas confundiu o ministério.
"Haddad é um extraordinário ministro da Defesa", disse o presidente. Acontece que, no Ministério da Defesa, o titular é o ministro José Múcio.
Depois, Lula continuou: "não sei qual é a pressão contra o Haddad. Todo ministro da Fazenda, desde que eu me conheço por gente, ele vira o centro dos debates quando a coisa está certa ou quando não está certa".
Recentemente, o ministro da Fazenda foi criticado até por parlamentares da base de Lula após ter enviado ao Legislativo uma Medida Provisória (MP) que limitava o uso de crédito do Pis/Cofins. O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devolveu o texto ao Executivo.
Na quinta, Lula também comentou a polêmica envolvendo a devolução da MP. "O Haddad tentou ajudar os empresários construindo uma alternativa [para compensar] a desoneração [da folha de pagamento] feita para os 17 grupos de empresários. Mas o Haddad não deveria ter assumido essa responsabilidade. Ele assumiu e fez uma proposta, mas os mesmos empresários não quiseram. Então, agora, você tem uma decisão da Suprema Corte [STF], e o que vai acontecer: se em 45 dias não tiver um acordo sobre compensação, vai acabar a desoneração, que era o que eu queria, por isso eu vetei naquela época", declarou o presidente.
"A bola não está mais na mão do Haddad, esta na mão do Senado e dos empresários", completou.
Veja o vídeo: