• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: governo do Ceará obrigou infectados por Covid-19 a morrerem em casa, diz vereador
Brasil

Vídeo: governo do Ceará obrigou infectados por Covid-19 a morrerem em casa, diz vereador

Estratégia foi adotada pelo ex-ministro Mandetta e aplicado por estados e municipios

Por Da Redação
Ás

Vídeo: governo do Ceará obrigou infectados por Covid-19 a morrerem em casa, diz vereador

Foto: Reprodução

O vereador Marcelo Mendes publicou um vídeo nas redes sociais, no dia 15 de setembro, para denunciar a forma como a gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), conduziu a pandemia do novo coronavírus. Na publicação, ele  cita o caso do secretário de Saúde Carlos Roberto Martins que disse, durante uma entrevista coletiva, que o “mundo errou ao recomendar que pacientes esperassem ter falta de ar” para procurar os hospitais em caso de infecção por Covid-19. Para o vereador, os gestores obrigaram as pessoas a "morrerem em casa”.   

“Eu tinha jurado para mim mesmo que não gastaria nem mais um segundo criticando a forma como o prefeito de Fortaleza e governador trataram o nosso povo durante a pandemia, mas acabo de sair de uma reunião com médicos e tomo conhecimento de que o secretário de saúde do Ceará resolveu descobrir que ‘o mundo errou’. Ele descobriu que não era para ter mandado as pessoas para casa e que nos primeiros sintomas já deveria ter sido adotado um protocolo de atenção diferenciado. O mundo errou, secretário?”, disse.

O vereador criticou a estratégia inicial do Ministério da Saúde, quando ainda era comandado por Luiz Henrique Mandetta, de não recomendar a busca por atendimento médico de quem tinha sintomas leves. Após um tempo, prefeitos e governadores apontaram o erro da pasta e, além disso, atribuíram muitas mortes a essa orientação. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário