Vídeo: "Homem negro e pobre que porta 10 gramas de maconha vai ser considerado traficante", diz Barroso sobre porte de droga
STF pode definir parâmetros sobre usuário e traficante nesta quarta-feira (6)
Foto: Reprodução
Em meio a discussão sobre o porte de maconha no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (6), o presidente da Casa, Luís Roberto Barroso, afirmou que a penalidade pelo porte da droga é diferenciada a depender da raça do portador. O placar do julgamento está em 5 a 2 e deve definir parâmetros para auxiliar a diferenciação de usuário do traficante pela polícia.
"Portanto, se foi despenalizado o consumo pessoal e se continua penalizado o tráfico, é preciso ter um critério que distinga uma coisa da outra. Esse filme, o filme da subsistência da não distinção clara do que é tráfico e do que é consumo, nós já assistimos e sabemos quem morre no final, o homem negro e pobre que porta 10 gramas de maconha vai ser considerado traficante e enviado para a prisão, já o homem branco de bairro nobre com 100 gramas da droga será considerado usuário e liberado. Portanto, o que está em jogo aqui é evitar a aplicação desigual da lei em razão da cor e das condições sociais e econômicas do usuário", afirmou.
O Supremo não deve discutir a legalização das drogas no país.
Veja o vídeo: