Vídeo: "Houve rumores de que Mãe Aninha era analfabeta, isso é uma grande falácia", diz Adriano Azevedo no Podomblé
Egbome Tanira de Iemanjá foi a convidada do Podomblé desta semana
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Egbome Tanira de Iemanjá foi o convidado da semana do novo episódio do Podomblé, produção FB Comunicação, que estreou na última segunda-feira (26). No decorrer da entrevista conduzida pelo host Adriano Azevedo, foi abordado o tema "Terreiro de Candomblé: um espaço de Memória, Preservação e Cultura", onde foi desmentido os rumores de Mãe Aninha, além de ressaltar a importância dos Terreiros em prol da religião.
"Que houve rumores há um tempo de que Mãe Aninha era analfabeta. Isso é uma grande falácia. Mãe Aninha, e isso tem registrado, inclusive, com o tio Cacanfó falando que até francês ela falava. E uma coisa que eu ficava intrigado era ver o cruzeiro, que lá tem uma cruz, o cruzeiro, que não é um símbolo nosso, mas devido à perseguição, se foi feito uma capela onde se rezava a missa, que aí posteriormente Mãe Stella, né, sempre batendo de frente em prol da religião", comentou Adriano.
"E aí as pessoas vão para ali, para o afonjá, e perguntam o que é aquela cruz. Hoje é o local de adoração aos ancestrais, é o Ileibó. E foi uma forma inteligente que ela, com toda a equipe dela, a Martiniano, o Abaçã. Tiveram em colocar a cruz santa no nome da sociedade, para mostrar a estas pessoas que a gente não estava ali para fazer guerra, que a gente não estava para disputar nada, que a gente estava ali professando a nossa fé, a fé nos orixás, e que os santos de igreja também fazem parte desta comunhão", completou.
Confira o episodio completo no Youtube
Confira mais no vídeo abaixo: