Vídeo: Jerônimo rebate críticas de Kiki Bispo sobre regulação da saúde na Bahia e aponta equívoco nos dados
Governador citou investimento bilionário para apoiar atenção básica, que declarou ser responsabilidade dos prefeitos
Foto: Ane Catarine Lima/Farol da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebateu as críticas feitas pelo vereador Kiki Bispo (UB) sobre a gestão da saúde na Bahia e afirmou, na manhã desta quarta-feira (5), que há um equívoco nos dados apresentados pelo parlamentar.
"Eu tenho aberto sempre para que a gente não permita que a política não se equivoque com dados. Não fica bem. O correto é que a gente possa estar se debruçando sempre sobre as informações e o que está acontecendo", disse durante o evento de leitura de sua mensagem anual na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador.
O chefe do Executivo baiano defendeu as ações do governo e citou o lançamento do pacote de ações junto ao governo federal, realizado nessa terça-feira (4), no valor de R$ 2,1 bilhões em investimentos para a apoiar a atenção básica de saúde. Aos jornalistas, ele enfatizou que essa é uma área de responsabilidade dos prefeitos.
"Ontem eu lancei um pacote de ações em parceria com a Saúde e o governo federal no valor de R$ 2,1 bilhões para financiar e apoiar a atenção básica, que é de responsabilidade do município. Mas eu não posso ficar me queixando e colocando ombro nos prefeitos. O SUS [Sistema Único de Saúde] é isso: o município ajuda o Estado, ajuda a União, a União ajuda o Estado e os municípios. É o Estado que faz o papel de mediador entre a União e o município", explicou o governador.
Jerônimo também apontou que se a regulação do Estado não obtém êxito é por causa das falhas dos municípios, que fazem com que os cidadãos procurem atendimento em hospitais de alta complexidade para tratar algo que poderia ser resolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
"Muita das vezes a regulação não consegue ter resolutividade porque um hospital de alta complexidade tem dificuldade de atender com a agilidade que deveria ter porque naquele momento tem pessoas que estão ali que deveriam estar em uma Unidade Básica de Saúde, em uma UPA", disse.
"Estou fazendo muito esforço e quero marcar o meu governo como o da atenção básica. E quero pedir ajuda para que as pessoas façam suas críticas com dados reais. Eu convido o vereador pra gente fazer um debate e esclarecer", acrescentou o governador.
Entenda
Na manhã desta quarta-feira (5), o vereador Kiki Bispo criticou a gestão do petista na saúde do Estado, especialmente com relação à fila da regulação. Segundo o líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, esse é um dos maiores problemas da população e que se perdura por mais de 18 anos de comando do PT.
“São mais de 18 anos que o governo do PT não consegue, pelo contrário, eles pioram a questão da regulação. O povo do interior do estado sofre demais porque não tem onde recorrer. Aqui, em Salvador a gente esta perto do hospital, a relação que tem a saúde municipal com o estado acaba diminuindo esses efeitos, mas o povo do interior é que sofre”, afirmou em entrevista para a rádio Sociedade.
Confira o trecho abaixo