• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vídeo: Jerônimo sanciona lei que institui a Bahia Filmes, primeira empresa estadual de audiovisual do Brasil

Vídeo: Jerônimo sanciona lei que institui a Bahia Filmes, primeira empresa estadual de audiovisual do Brasil

Empresa vai articular recursos públicos e privados para fortalecer o setor audiovisual baiano

Por Inara Almeida
Ás

Atualizado
Vídeo: Jerônimo sanciona lei que institui a Bahia Filmes, primeira empresa estadual de audiovisual do Brasil

Foto: Farol da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quinta-feira (13), a lei que institui a Bahia Filmes, primeira empresa estadual de audiovisual do Brasil, em cerimônia no Cine Glauber Rocha. O evento contou ainda com a presença de representantes do setor audiovisual, do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, e membros do grupo de trabalho que estruturou o projeto.

Segundo o governador, a empresa atuará para o fortalecimento da produção audiovisual na Bahia, por meio da articulação de recursos públicos e privados para captação de investimentos, distribuição de obras, operação de salas de cinema e incentivo a filmagens na Bahia.

"A partir da sanção dessa lei, criada na Assembleia, passa a ter uma empresa que vai fortalecer o mercado do cinema na Bahia e no Brasil. É uma das primeiras, é o primeiro estado a criar uma empresa própria com essa natureza, com essas características. E aqui a gente vai poder criar um fundo com recursos do Estado, recursos da União, do próprio Ministério, da Ancine, e outros municípios poderão colocar recursos. Tendo esse dinheiro, nós poderemos abrir editais e fortalecer a possibilidade dos produtores, dos artistas, dos diretores, fazer aqui na Bahia", disse Jerônimo.

Além disso, Jerônimo revelou o seu desejo de que existam mais salas de cinema públicas na Bahia. "Meu sonho é ver por toda a Bahia, salas públicas de cinema, e a Bahia Filmes vai proporcionar isso, porque nós teremos filmes suficientes. Mas, os espaços públicos mais adequados são as nossas salas de aula, são os nossos teatros que as nossas escolas possuem, para a gente poder garantir que em cada canto dessa Bahia a gente possa estimular e fortalecer o cinema", afirmou.

Em complemento, o secretário de Cultura destacou a importância da iniciativa do estado não apenas para o cinema, mas para a economia baiana como um todo. "O audiovisual representa hoje 24% daquilo que a economia criativa produz de riquezas no país. Isso é muito importante, é praticamente um quarto. Porque é um setor que movimenta muitas áreas da economia, não somente da produção artística e de produção, mas também toda uma cadeia de serviços que se movimenta numa produção audiovisual", disse Bruno Monteiro.

"A Bahia Filmes vem para ajudar na estruturação e uma potencialização desse setor que com certeza, se caminhando com meios próprios, já tem um resultado muito positivo, com certeza agora com esse apoio, com essa organização a partir da Bahia Filmes vai viver um momento ainda mais importante e nós entendemos isso como um ciclo de desenvolvimento mas também como uma oportunidade de preservação de histórias, de identidades, que o povo baiano se reconheça e se orgulhe cada vez mais desse estado", completou.

Confira mais no vídeo abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário