• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Lula afirma que impasse comercial com os Estados Unidos “será resolvido”

Vídeo: Lula afirma que impasse comercial com os Estados Unidos “será resolvido”

Durante inauguração da BYD em Camaçari (BA), presidente destacou importância do multilateralismo e reforçou laços com a China.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: Lula afirma que impasse comercial com os Estados Unidos “será resolvido”

Foto: Reprodução/Youtube/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (9) acreditar que o impasse comercial entre o Brasil e os Estados Unidos “será resolvido”. A afirmação foi feita durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Bahia.

Lula fez referência ao aumento de tarifas sobre produtos brasileiros imposto pelo governo norte-americano desde 6 de agosto. “Nós não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação civilizada com o mundo, por isso que nós defendemos o multilateralismo, é por isso que nós não concordamos quando os EUA tomou posição de taxar os produtos brasileiros com base em coisas que não eram verdadeiras”, afirmou.

O presidente reforçou o desejo de manter boas relações com diversas nações. “Acho que nosso problema com os EUA será resolvido. A gente quer estar bem com a China, a gente quer estar bem com os EUA, a gente quer estar bem com a Argentina, a gente quer estar bem com o Uruguai, a gente quer estar bem com Bolívia. Não queremos estar mal com nenhum país”, disse.

Durante o evento, Lula também ressaltou a parceria estratégica entre Brasil e China, classificando-a como uma relação de amizade e respeito mútuo. “Eu me considero amigo do presidente Xi Jinping e tenho certeza que ele se considera amigo do Brasil porque nos tratamos como dois países importantes do Sul Global e não aceitamos que ninguém meta o dedo no nosso nariz. Queremos ser respeitados e tratados com muita decência”, ponderou.

Assista declaração: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário