Vídeo: Lula classifica ataque do Hamas como ‘terrorismo’, mas diz que resposta de Israel é ‘insana’
Presidente prestou solidariedade às vítimas

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta sexta-feira (20), em um vídeo publicado nas redes sociais, a guerra no Oriente Médio. Ele classificou o ataque do Hamas ocorrido em 7 de outubro como "ato terrorista", porém, disse que a resposta de Israel é uma "insanidade".
“Fico lembrando que 1,5 mil crianças já morreram na Faixa de Gaza. Crianças que não pediram para o Hamas cometer o ato de terrorismo que foi atacar Israel, mas também não pediram para Israel reagir de forma insana e matasse eles. Exatamente aqueles que não tem nada a ver com a guerra, que só queriam brincar e viver, que não tiveram direito de ser crianças”, afirmou o presidente.
Veja também: Itamaraty confirma morte de terceira brasileira no conflito entre Israel e Hamas
Lula prestou solidariedade às vítimas tanto do conflito entre Rússia e Ucrânia quanto do Oriente Médio. Além disso, ele expressou desejo de promover a "racionalidade" e fez um apelo para que "o amor prevaleça sobre o ódio".
“Não é possível tanta irracionalidade, não é possível tanta insanidade, que as pessoas façam uma guerra tendo em conta de que as pessoas que estão morrendo são mulheres, pessoas idosas e crianças”, completou.
Saiba mais: Itamaraty lamenta veto dos EUA a resolução negociada pelo Brasil
Israel x Hamas: Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta de resolução do Brasil
Veja o vídeo: