Guerra Israel x Hamas: 50 países se unem contra veto dos EUA e pedem reunião
Governo de Joe Biden vetou proposta apresentada pelo Brasil

Foto: Divulgação/ONUNEWS
Com objetivo de mobilizar apoio político para proteger os palestinos dos ataques de Israel em Gaza, mais de 50 países se uniram para pedir a convocação de uma reunião de emergência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa ação ocorre após o governo dos Estados Unidos vetar uma proposta apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU. A ação pedia uma "pausa humanitária" e o fim da evacuação de civis do norte de Gaza.
O veto dos EUA foi justificado pela Casa Branca com base na necessidade de preservar o direito de autodefesa de Israel. Além disso, o presidente Joe Biden já havia comunicado ao governo brasileiro que não queria a participação do Conselho da ONU nas questões envolvendo Israel, após os atos terroristas cometidos pelo Hamas, no dia 7 de outubro.
Na quarta-feira (18), o governo russo indicou a intenção de derrubar o veto. Agora, a iniciativa conta com o apoio de mais de 50 países, incluindo Argélia, Indonésia, Arábia Saudita, Marrocos, Turquia, Moçambique, Nigéria, Camarões e Paquistão.
No Conselho de Segurança, uma condenação só pode ser aprovada caso nenhum dos cinco membros permanentes vete a proposta. No entanto, na Assembleia Geral, a regra é diferente: uma resolução precisa apenas da maioria dos 192 votos para ser aprovada.