Vídeo: Lula confirma intenção de financiar projetos na Argentina com dinheiro do BNDES
Segundo o presidente, a ajuda será feita dentro das possibilidades financeiras do Brasil
Foto: Ricardo Stickert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu na segunda-feira (23), durante sua primeira viagem internacional do mandato deste ano à Argentina, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financie obras de engenharia em outros países. Em governos anteriores, o PT financiou obras de empreiteiras brasileiras em países da América Latina e África, que foram foco das investigações contra corrupção da Operação Lava Jato.
"De vez em quando, no Brasil, somos criticados por pura ignorância, por pessoas que acham que não pode haver financiamento para outros países. Eu acho que não só se pode, mas que é necessário que o Brasil ajude todos os seus parceiros. É isso que vamos fazer, dentro das possibilidades econômicas do nosso país”, defendeu o petista.
“Se há interesse dos empresários, dos governos, e temos um banco para isso, vamos fazer um esforço para o financiamento do BNDES. O orgulho que tenho quando o BNDES tinha mais recursos do que o Banco Mundial para financiar. O orgulho que tínhamos quando financiávamos uma obra nos países da América do Sul. É isso o que os países maiores têm de fazer”, completou.
A declaração foi feita ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, após reunião bilateral na Casa Rosada.
Confira mais no vídeo abaixo: