Vídeo: "Lula sempre foi avalista de ditadores", diz Demétrio Magnoli
Durante programa na GloboNews, o jornalista questiona posicionamento do presidente
Foto: Reprodução
Durante o programa Em Pauta, da GloboNews, na noite desta sexta-feira (1), o jornalista Demétrio Magnoli falou sobre a expectativa do presidente Lula (PT) ter um papel mais ativo na defesa de eleições livres na Venezuela.
“A expectativa é pura ingenuidade, uma ingenuidade até perigosa. Lula não tem nenhum problema com ditadores, e a história mostra isso., uma longa história. Lula sempre foi avalista de ditadores amigos. Na ditadura em Cuba, na Venezuela, na Nicarágua, hoje é um avalista na ditadura de Putin na Rússia. Ele não é contra ditadura, depende da ditadura. O discurso de democracia de Lula é puramente doméstico, voltado conta o bolsonarismo, não tem nada ver com convicções democráticas. É um engano imaginar que Lula está sendo vítima de uma armadilha de Maduro. Não, Lula é participante consciente de uma farsa (do presidente da Venezuela)”, diz Demétrio Magnoli.
Em seguida, Magnoli afirma que essa farsa envolve realizar eleições, mas não eleições democráticas. "Lula já disse em outra oportunidade que a Venezuela era muito democrática porque faz muitas eleições, ditaduras fazem eleições, a ditadura brasileira fazia eleições, a ditadura de Putin faz eleições e se prepara pra fazer uma eleição agora. Ditaduras fazem eleições que não são eleições livres e que tem resultados de cartas marcadas. É isso que Maduro está programando com atos muito claros nessa direção e Lula é o coadjuvante dessa farsa que Maduro prepara.", afirma.
Assista o vídeo: