Vídeo: Lula telefona para Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho e cita 'grandeza do cinema brasileiro'
Ligação teve o objetivo de reconhecer o ator baiano e o diretor de cinema pelas premiações do Globo de Ouro pelo filme 'O Agente Secreto'

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quarta-feira (14), com o diretor de cinema Kleber Mendonça Filho e com o ator Wagner Moura, vencedores do Globo de Ouro pelo filme O Agente Secreto, nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator de Drama.
O diálogo foi publicado nas redes sociais do presidente, que estava acompanhado da esposa, a primeira-dama Janja Lula da Silva.
“Esse telefonema é apenas gesto de reconhecimento da grandeza do cinema brasileiro, da grandeza do nosso Kleber e do nosso Wagner”, disse Lula.
Durante a ligação, o presidente também afirmou que o governo deve anunciar nos próximos dias a obrigatoriedade da exibição de filmes nacionais em salas públicas de cinema. “A partir de agora vocês aumentaram a nossa força, vocês agora viraram símbolo de que, no Brasil quando a gente acredita, nada é impossível. E agora vamos a caminho do Oscar”, celebrou.
"É de muita importância isso. Acho que a capacidade de nos vermos na tela é de extrema importância", respondeu Kléber Mendonça Filho. Para Lula, o papel dos dois demonstra que não se deve se apequenar.
"O papel de vocês e o reconhecimento da qualidade do filme e do nosso artista, Wagner, é uma demonstração de que a gente não pode se apequenar diante de ninguém. Temos personalidade, história, temos origem, basta que a gente exercite com a dignidade que um ser humano tem que se comportar", disse o petista logo em seguida.
O ator baiano Wagner Moura também respondeu ressaltando que o Brasil voltou a ser democrático com o governo do PT e que o país tem vocação para a cultura. “Desde que a democracia voltou ao Brasil, que nós passamos a ter um governo democrático outra vez, que nós passamos a ter outra vez a produção cinematográfica, cultural no Brasil, esse país que tem vocação para a cultura”, pontuou.
Veja o momento da conversa


