• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: Mauro Vieira alerta para Brasil na ONU: ‘seremos culpados pela inação'
Mundo

Vídeo: Mauro Vieira alerta para Brasil na ONU: ‘seremos culpados pela inação'

Ministro lembrou que há sete anos conselho não aprova resolução sobre guerra

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Mauro Vieira alerta para Brasil na ONU: ‘seremos culpados pela inação'

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta terça-feira (24), em discurso no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que a falência da comunidade internacional em lidar com a crise no Oriente Médio terá um preço elevado. Ele lembrou que, desde 2016, o conselho não tem conseguido aprovar uma resolução sobre o conflito. 

"Estratégias obstrutivas têm impedido que decisões cruciais sobre a paz e a segurança internacionais sejam tomadas", disse Vieira. "Como resultado, a situação no Oriente Médio é, de longe, uma das questões mais frustradas no Conselho de Segurança. Este conselho deve estar à altura do desafio que temos pela frente. Provavelmente seremos julgados - e considerados culpados - pelas gerações futuras por nossa inação e complacência", alertou.

Para Vieira, há um risco "muito concreto de a crise em Gaza se espalhar para outras partes da região". Ele  pediu ainda que os governos voltassem a apostar na diplomacia, mas deixou claro que o conselho também deve atuar para pressionar. 

"O Conselho de Segurança não deve se esquivar de sua responsabilidade de exigir a libertação das pessoas inocentes sequestradas de suas famílias, bem como sua segurança, bem-estar e tratamento humano", concluiu. 

Vítimas

De acordo com fontes oficiais israelenses citadas pelo Ocha, cerca de 1,4 mil pessoas foram mortas em Israel, a maioria nos ataques do Hamas em 7 de outubro. A agência disse que o número de vítimas fatais relatado é “mais de três vezes o número cumulativo de israelenses mortos” desde que começou a registrar vítimas em 2005. Três brasileiros morreram desde o início do conflito: Karla StelzerBruna Valeanu Ranani Nidejelski Glazer

As autoridades de Israel afirmam que pelo menos 212 cidadãos israelenses e estrangeiros estão mantidos em cativeiro em Gaza. Dois reféns foram libertados na última sexta-feira. 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou repetidamente ao Hamas para que libertasse os reféns de forma imediata e incondicional.

O Ocha informou também que desde a tarde de 21 de outubro, as forças israelenses mataram sete palestinos na Cisjordânia, incluindo dois mortos em um ataque aéreo em Jenin. 

Israelenses com cidadania brasileira também morreram: Gavriel Yishay Barel, 22 e Celeste Fishbein, 18. Gavriel é filho do Brasileiro Jayro Varella Filho, já Celeste é filha da brasileira Gladys Fishbein  

Veja declaração de Mauro: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.