Vídeo: Mendonça e Alexandre de Moraes protagonizam bate-boca durante julgamento de réus do 8 de janeiro
Discussão começou após Mendonça criticar facilidade do acesso dos envolvidos para entrar no Palácio do Planalto
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizaram um bate-boca nesta quinta-feira (14), durante uma sessão extraordinária de julgamento dos primeiros réus dos atos criminosos de 8 de janeiro.
A discussão teve início após Mendonça criticar a facilidade dos envolvidos nas invasões e depredações dos prédios dos Três Poderes ao entrarem no Palácio do Planalto. Segundo ele, quando era ministro da Justiça no governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), a Força Nacional estava à disposição em questão de minutos.
"Eu não consigo entender e também carece de resposta como que o Palácio do Planalto foi invadido da forma que foi invadido", disse ao pontuar que Moraes conhece o rigor de vigilância e cuidado que se deve ter.
Na sequência, Alexandre de Moraes, que é relator do caso, pede licença para comentar sobre as falas de Mendonça e o questiona se ele está sugerindo que houve conspiração do governo Lula contra o próprio governo.
"As investigações demonstram, claramente, o porquê houve essa facilidade. Cinco comandantes da PM estão presos exatamente porque desde o final das eleições se comunicavam por zap dizendo exatamente que iriam preparar uma forma de, havendo manifestação, a polícia militar não reagir", começou o magistrado.
"Eu também já fui ministro da Justiça e nós sabemos que o ministro da Justiça não pode utilizar a força nacional se não houver autorização do governo do Distrito Federal porque isso fere o princípio federativo", acrescentou ao ser interrompido por André Mendonça, que o rebateu.
"Com todo o respeito, vossa excelência vem no plenário do STF pra dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó!”, completou Moraes.
Confira o momento