Vídeo: Na Câmara Federal, Leur Lomanto mobiliza esforços para instalar CPI da ViaBahia
Deputado federal pediu aos colegas que assinem em favor da comissão
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O deputado Leur Lomanto Jr. (União Brasil) está mobilizando esforços na Câmara Federal para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades nas concessões rodoviárias administradas pela ViaBahia, responsável pelas BRs 324 e 116 no estado. Na quarta-feira (10), o parlamentar usou a tribuna para denunciar o descaso da empresa e pedir aos colegas que assinem em favor da comissão.
“Fiz um requerimento de abertura de uma CPI para que se possa investigar o que vem acontecendo. A população já não suporta mais o que vem acontecendo na Bahia com o descaso dessa empresa com o nosso estado. Por isso, venho pedir aos meus nobres colegas que assinem a CPI da ViaBahia para que a gente possa encontrar uma solução”, disse Lomanto.
“[Essa situação], sem sombra de dúvidas, vem aterrorizando e prejudicando muito a economia da Bahia. Sou de Jequié, uma cidade que passa pela BR 116, e lá tem um trecho que vem correndo inúmeros acidentes fatais dia a dia”, completou.
Em uma postagem nas redes sociais, o deputado abordou novamente o assunto. Ele destacou que, apesar dos frequentes acidentes, a concessionária não tem realizado as obras necessárias. Desde o início do contrato, a duplicação das rodovias pedagiadas estava prevista, porém ainda não foram executadas.
ALBA
Na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os deputados estão avaliando a realização de uma audiência pública para discutir os problemas relacionados aos serviços prestados pela ViaBahia.
Em recente entrevista ao Farol da Bahia, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Casa, deputado estadual Eduardo Salles, descreveu a empresa como o "maior absurdo da história do Brasil”. Além disso, o parlamentar ressaltou a importância da abertura de uma CPI para investigar a situação.
Veja o vídeo: