Vídeo: na véspera de oficializar pré-candidatura, Geraldo Jr. confirma Fabya Reis para vice
Anúncio ocorre após Bruno Reis lançar chapa majoritária no início da semana
Foto: Farol da Bahia
Com o aval do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o pré-candidato à prefeitura de Salvador e vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), anunciou nesta quarta-feira (5), em evento no Rio Vermelho, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis (PT), como vice na chapa majoritária.
O anúncio, inicialmente previsto para quinta-feira (6), foi antecipado após o prefeito Bruno Reis (União Brasil) lançar a chapa dele à reeleição no início da semana.
Embora o nome da infectologista Ceuci Nunes (PT) tenha sido ventilado para ocupar a vice de Geraldo nas últimas semanas, as negociações não avançaram. Segundo o emedebista, o martelo foi batido após uma reunião com os líderes políticos na noite de terça-feira (4).
"Queríamos que fosse uma candidatura única do nosso grupo político e essa condição foi atendida. [...] Tivemos ontem uma reunião com o governador e, de forma democrática, ele sinalizou que a apresentação pública do nome da nossa pré-candidata a vice-prefeita de Salvador, para anúncio oficial, precisaria ter a humildade e a chancela do grupo político. [...] Agora, vocês estão diante de uma chapa que vai governar Salvador", declarou.
Fabya, que sempre se colocou à disposição para ocupar o cargo de vice, comemorou o fato de ter sido escolhida. “Me sinto muito honrada e encorajada pela forma como essa construção aconteceu. Nosso governador ouviu o nosso conselho político. Várias pessoas colocaram seus nomes à disposição, outros apontaram pessoas com biografias interessantíssimas, comprometidas com o campo popular e com a construção de uma Salvador mais inclusiva”, afirmou a pestista.
Coordenação da Campanha
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e o superintendente da Defesa Civil, Heber Santana, deixarão o governo Jerônimo para integrar a campanha de Geraldo Júnior. As exonerações devem ser publicadas em uma edição extra do Diário Oficial nesta quarta-feira. Com isso, a chapa terá Carballal e Heber como coordenadores, além da coordenação-geral de Lídice da Mata (PSB).
Leia também: Jerônimo não descarta Fabya Reis em chapa governista em 2024: ‘tem competência’
Assista a declaração: