• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: Nasa divulga animação com recorde de temperatura em setembro na 'espiral da crise do clima'
Mundo

Vídeo: Nasa divulga animação com recorde de temperatura em setembro na 'espiral da crise do clima'

Espiral mostra as anomalias mensais da temperatura no mundo inteiro entre os anos 1880 e 2023

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Nasa divulga animação com recorde de temperatura em setembro na 'espiral da crise do clima'

Foto: Reprodução

Setembro deste ano foi o mês mais quente já registrado na história do planeta Terra. E uma animação divulgada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, inclui o marco em uma sequência de imagens que traduz a crise do clima. Entre os anos de 1880 e 2023, percebe-se linhas coloridas ao redor de três círculos que indicam o aumento ou diminuição de 1ºC em relação ao ano de 1880. As informações são do g1.

Na animação, é possível ver que as cores vão ficando mais fortes nas últimas décadas, período em que o aquecimento global se acelera, se aproxima e passa, nos últimos anos, de 1ºC (em relação a 1880) e que, quando a espiral chega ao mês de setembro de 2023, o mais quente da história da Terra, a linha circular se distancia bastante da marca de 0ºC.

De acordo com Karina Bruno Lima, doutoranda em Climatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), "esse foi o mês com a maior anomalia de temperatura entre todos os meses desde que nós temos medição".

"Então, segundo a Nasa, ele registrou mais 1,47 ºC em relação ao período de referência de 1951 a 1980. E é por isso que no gráfico ele aparece fora já daquele círculo de um grau de anomalia, quase chegando a um grau e meio de anomalia de temperatura", explica.

O aspiral é uma forma de mostrar a variação mensal da temperatura da Terra em relação ao resultado antes da Revolução Industrial. 

A representação gráfica foi originalmente projetada pelo cientista climático Ed Hawkins, do Centro Nacional de Ciências Atmosféricas da Universidade de Reading.

Confira abaixo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.