Vídeo: "O Conselho faz a guerra", diz Lula sobre órgão da ONU
Presidente voltou a defender a reforma nas Nações Unidas
Foto: Canal Gov
O presidente Lula (PT) fez fortes críticas ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), durante sua visita a Angola, neste sábado (26). Lula voltou a defender que deve haver reforma nas Nações Unidas, e que o órgão não faz paz e sim a guerra.
"A ONU de 2023 está longe de ter a mesma credibilidade de 1945. O Conselho de Segurança, que deveria ser a segurança da paz e da tranquilidade, é o que faz a guerra sem conversar com ninguém. A Rússia vai para a Ucrânia sem discutir no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos vão para o Iraque sem discutir no Conselho de Segurança. A França e a Inglaterra vão invadir a Líbia sem passar pelo Conselho de Segurança. Ou seja, quem faz a guerra, quem produz arma, quem vende armas são os países do Conselho de Segurança. Está errado.”, disse.
O presidente lembrou que o Brasil, Índia, Alemanha e Japão, querem vagas permanentes no Conselho, assim como têm a Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, França e China. Segundo o presidente, a aprovação da candidatura dos países nunca aconteceu por causa do Japão e dos EUA.
Veja o vídeo: