• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: O Globo mostra supostos resultados das eleições do segundo turno que acontecem no domingo (30)
Brasil

Vídeo: O Globo mostra supostos resultados das eleições do segundo turno que acontecem no domingo (30)

Site afirmou que dados não são reais e que informações faziam parte de um teste; veja o print

Por Da Redação
Ás

Vídeo: O Globo mostra supostos resultados das eleições do segundo turno que acontecem no domingo (30)

Foto: Reprodução

Um vídeo que circula na internet mostra uma página do site O Globo com supostos resultados das eleições do segundo turno que acontece no próximo domingo (30). Segundo a matéria erroneamente publicada pelo site, o presidente eleito seria Luis Inácio Lula da Silva, com 51,2% dos votos válidos, ante 48,8% de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. 

Na gravação, consta como zerada a votação no âmbito nacional, tanto para o candidato Lula (PT) quanto para Jair Bolsonaro (PL). Porém, o cenário é diferente para os pleitos estaduais.

Segundo a página, o futuro governador da Bahia seria o candidato do União Brasil, ACM Neto, com 52,74% dos votos. Jerônimo Rodrigues (PT) teria recebido apenas 47,26%. Em São Paulo, o vencedor seria Fernando Haddad (PT), 56,71% e Tarcísio teria alcançado 43,29% dos votos. 

O resultado dos estados como Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Amazonas, Paraíba, entre outros, também constam no site. No vídeo, a página tem a data desta quinta-feira (27), com o horário das 12h44.

Outra gravação, feita pela mesma pessoa, mostra que a página já foi retirada do ar. O site afirmou que os dados não são reais e que as informações faziam parte de um teste. “O GLOBO, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer informação da base de dados do TSE.”
 

“Antes das eleições, no entanto, a área de tecnologia do jornal precisa realizar testes que assegurem que o sistema funcione a contento no dia da eleição. Para isso, dados são inseridos para verificar se o sistema está funcionando. No entanto, eles não deveriam ser exibidos publicamente, o que, infelizmente, ocorreu. O GLOBO pede desculpas pelo erro.”


Veja o vídeo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.