Vídeo: 'o poder público não se responsabiliza de fato', dispara Hilton Coelho sobre gestão da saúde municipal
Deputado afirma baixa cobertura da saúde da família e diz que a prevenção é o melhor caminho
Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) afirmou nesta terça-feira (27) que existe uma baixa cobertura do programa de saúde da família em Salvador. Hilton diz que, quando uma doença não é tratada na saúde básica e de forma preventiva, o grau do caso evolui para média ou grave.
"A cidade de Salvador, o poder público não se responsabiliza de fato pelo nosso povo. A concepção da saúde da família é a melhor possível, mas nós precisamos de equipes para fazer isso. Precisamos de equipes para ver o peso da criança, suas características que ela tem, para não desenvolver patologias.", declarou.
Reportagem publicada pelo Farol da Bahia nesta segunda-feira denunciou a situação da saúde municipal. Salvador conta com apenas 70% da população coberta pelos serviços básicos de saúde. Os índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem uma cobertura mínima de 80% para a Atenção Primária à Saúde (APS).
"Nós precisamos de um programa sério que trate a saúde não como cura da doença, mas como processo de bem-estar das pessoas. Isso é possível de ser feito, é mais barato. Agora não dá lucro às empresas que hoje são verdadeiros vampiros da saúde. Empresas terceirizadas que estão sendo distribuídas para vereadores e deputados.", concluiu Hilton.
Confira a declaração na íntegra: