Vídeo: ônibus capota em ribanceira rumo ao Quilombo dos Palmares e deixa 18 mortos; imagens mostram desespero de sobreviventes
Cerca de 30 pessoas ficaram feridas no acidente, na Serra da Barriga
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Dezoito pessoas morreram após um ônibus capotar em uma ribanceira na região da Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, interior de Alagoas. O acidente aconteceu tarde de domingo (24), e cerca de 30 passageiros ficaram feridos.
Na manhã desta segunda-feira (25) a 18º morte foi confirmada. A vítima é uma criança de quatro anos, que estava internada na cidade de Maceió. Uma outra vítima foi uma gestante que também chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu. As identidades das pessoas mortas ainda não foram divulgadas.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o desespero dos sobreviventes. Moradores da região prestaram os primeiros socorros antes da chegada do socorro e resgataram alguns feridos, entre eles crianças ensanguentadas.
Os passageiros estavam em um ônibus escolar cedido pela prefeitura e seguiam com destino ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontece o projeto Pôr do Sol na Serra, com atrações artísticas e culturais, devido às comemorações do Dia da Consciência Negra, que homenageia o legado de Zumbi.
Três viaturas e um helicóptero foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para fazer o resgate das vítimas. O local é considerado de difícil acesso. Foram disponibilizados 21 leitos de UTI Pediátrica e três de UTI para adultos, seguindo recomendações da equipe médica que assiste as pessoas feridas.
O governador Paulo Dantas (MDB) lamentou a tragédia e disse que o estado mobilizou equipes de resgate e hospitais para atender todas as vítimas. O Estado decretou luto oficial de três dias em respeito às vítimas do acidente.
Por meio de Nota, a Prefeitura de União dos Palmares disse que está mobilizada para dar assistência às vítimas do acidente e que vai oferecer estrutura para prestar apoio para as famílias das vítimas do grave acidente.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lamentou o acidente na Serra da Barriga e prestou sua solidariedade às famílias das vítimas, "em um mês tão importante para todo o país pelo dia da Consciência Negra".
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve presente no Pôr do Sol na Serra no dia anterior ao acidente. Ela divulgou uma nota de pesar e manifestou solidariedade. “A Serra da Barriga, símbolo de resistência e luta, segue como um espaço de memória coletiva e espiritualidade”.
Veja vídeo: