Vídeo: Pondombé trata das tradições e sustentabilidade do dia Dois de Fevereiro: "Nós colocamos somente o que o mar consome"
Data é celebrada com homenagens à Yemanjá
Foto: Reprodução/Redes Sociais
No dia Dois de Fevereiro acontece a homenagem à Yemanjá, com a tradição da entrega de oferendas no Rio Vermelho em Salvador. No Podomblé desta semana, Adriano Azevedo, a candomblecista licenciada em história, Taíza Paula e o Babalorixá, antropólogo Pai Rodney de Oxóssi, falam da importância das tradições, mas de algumas alterações que hoje são importantes.
Para Taíza Paula, mudar a forma de entregar a oferenda para a Rainha do Mar contribui para o cuidado com o meio ambiente.
“Mediante de toda essa modificação, nós colocávamos bonecas, colocávamos esmalte, batons, tudo que uma Yabá dentro do seu presente e outras coisas mais, porque aqui não precisa relatar. Hoje, atualmente, com a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente, nós colocamos somente o que o mar, o oceano, consome, que é o que tem dentro, que são os alimentos, as oferendas, mas não descartamos aquela vasilha, o balaio, a tigela, nós voltamos, e os tecidos também, nós voltamos com ela, lavamos na água, para que no próximo ano a gente possa utilizar da mesma forma”, afirmou.
O episódio completo vai ao ar nesta segunda-feira (29), no canal do YouTube da Fb Comunicação.
Confira mais no vídeo abaixo: