Vídeo: presidente da OAB-MG comenta nomeação de cachorro: ‘Gesto simbólico’
Animal foi nomeado diretor da coordenadoria de combate aos maus-tratos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um cachorro da raça shih-tzu foi nomeado diretor estadual da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus-tratos pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG). A portaria foi assinada pela presidente da Comissão de Direito Animal (CDA) da entidade, Fernanda Moraes de São José.
No documento, o cachorro, chamado Beethoven, é classificado como "animal não humano" e "absolutamente incapaz". O Farol da Bahia entrou em contato com a OAB-MG para questionar a legalidade do ato. O órgão, por sua vez, encaminhou como resposta um vídeo publicado pelo presidente, Sérgio Leonardo nas redes sociais. Na publicação, ele diz que trata-se de um "gesto simbólico" para chamar a atenção da população para causa de maus-tratos a animais.
Nas redes sociais, Fernanda Moraes reforça que o objetivo da ação é “chamar a atenção da sociedade”. "Trata-se de uma nomeação simbólica que visa, sobretudo, chamar a atenção da sociedade para o combate aos maus-tratos e para o fato de que objetivar os animais não humanos é uma ideia defasada e inaceitável em um Estado verdadeiramente Democrático de Direito", disse a advogada.
Beethoven perdeu um dos olhos após passar por um pet-shop em Ipatinga (MG), município a 260 quilômetros de Belo Horizonte. Na ocasião, a loja alegou que se tratou de um "acidente". Apesar de receber alguns elogios nas redes sociais, a nomeação do animal foi bastante criticada. Ainda de acordo com a portaria, a advogada Idamara Oliveira, tutora do animal, ficará responsável pelo cargo atribuído ao cachorro.
Veja o vídeo completo do presidente da OAB-MG:
/>
Assista também a nomeação do animal: