• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: 'Programa Mover vai reduzir o impacto ambiental e desenvolver inovação tecnológica', diz Dubeux

Vídeo: 'Programa Mover vai reduzir o impacto ambiental e desenvolver inovação tecnológica', diz Dubeux

Projeto foi aprovado no Senado na sessão de quarta-feira (5)

Por Da Redação, Laiz Menezes
Ás

Atualizado
Vídeo: 'Programa Mover vai reduzir o impacto ambiental e desenvolver inovação tecnológica', diz Dubeux

Foto: Washington Costa/MF

BRASÍLIA -- Aprovado pelo Senado Federal na sessão de quarta-feira (5), o programa Mover, criado pelo governo em dezembro de 2023, por meio de uma medida provisória, deve reduzir o impacto ambiental, retomar a indústria automotiva no Brasil e desenvolver inovação tecnológica, de acordo com Rafael Dubeux, secretário-adjunto do Ministério da Fazenda, em entrevista ao Farol da Bahia

"O projeto Mover é parte desse esforço de transformação ecológica que a gente tem promovido, que tem o objetivo não só de descarbonizar a economia brasileira, de diminuir as emissões dos gases do efeito estufa, mas ao mesmo tempo promover o que a gente tem chamado de adensamento tecnológico do setor produtivo. Em outras palavras, a gente não só reduz o impacto ambiental, mas traz indústria no Brasil e desenvolve inovação tecnológica", disse ao explicar o contexto da construção do projeto, que foca na mobilidade verde e inovação.

Ainda segundo ele, nos últimos anos, houve uma queda do setor no Brasil mas, com o programa, os investimentos podem chegar a R$ 100 bilhões nos próximos anos. 

"A indústria automobilística que vinha nos últimos anos abandonando o Brasil, onde várias fábricas foram fechadas. Depois do anúncio do programa Mover, que estabelece incentivos fiscais para indústrias que investem em descarbonização e aumento da reciclagem dos produtos utilizados na produção, a gente já viu [a estimativa de] cerca de R$ 100 bilhões de novos investimentos no setor automotivo no Brasil até o final dessa década, mostrando a inversão que a gente teve", acrescentou o secretário-adjunto. 

"Ao invés de um cenário de fechamento de fábricas, temos a ampliação de fábricas e de fábricas voltadas para um modelo de crescimento de baixo carbono", completou.

Confira o vídeo: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário