Vídeo: quatro baleias-jubarte ficam presas em rede de pesca em Florianópolis
Duas foram libertadas, mas as outras duas acabaram não sobrevivendo
Foto: Reprodução
Quatro baleias-jubarte ficaram presas em redes de pesca na costa de Florianópolis nos últimos dias, segundo informou a Polícia Militar Ambiental. Contudo, no resgate, duas delas já foram encontradas mortas com redes enroladas ao corpo. As outras duas foram libertadas dos equipamentos após o desenredamento.
Conforme a PMA, houve um aumento de ocorrências desse tipo, onde algumas redes fixas irregulares são colocadas em diversos pontos da costa.
Ao G1, o policial militar ambiental Roberto Salles Pereira Oliveira explicou que o crescimento do enredamento de baleias é uma coisa que tem preocupado os profissionais da área.
"A Polícia Militar Ambiental faz a fiscalização nos arredores da ilha de Florianópolis e recolhe essas redes diariamente. Ocorre que com o aumento no surgimento das baleias coincidentemente no inverno e na época da tainha, também houve aumento no número das redes fixas (proibidas pela legislação, portanto redes irregulares). O crescimento nas ocorrências de enredamento de baleias vem preocupando", disse.
Segundo a equipe do Protocolo de Encalhes e Desenredamento de Baleias da APA da Baleia Franca, até ontem (15), houve 14 registros de baleias enroladas nesse tipo de equipamento para pesca no Brasil neste ano. Dessas, ao menos cinco morreram.