Eleições

Vídeo: Refinaria no Maranhão citada por Lula em debate nunca foi concluída

Premium I seria o maior empreendimento brasileiro do ramo, mas foi cancelada após problemas nas obras

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Refinaria no Maranhão citada por Lula em debate nunca foi concluída

Foto: Reprodução

O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao mencionar, durante o debate de domingo (16), feitos do seu governo, entre 2003 e 2011,  citou a Refinaria Premium I, no Maranhão. O empreendimento, no entanto, nunca foi concluído. 

A obra em Bacabeira (MA), inclusive, é alvo desde 2011 de auditorias no Tribunal de Contas da União (TCU), que estimaram um prejuízo de R$ 2,1 bilhões pelas obras que não foram finalizadas. A Corte ainda investiga o projeto.

“Nós decidimos fazer refinarias sim, como o polo petroquímico de Itaboraí, no Rio de Janeiro, que foi parado. Decidimos fazer uma refinaria no Maranhão, uma no Ceará. Fizemos a refinaria de querosene no Rio Grande do Norte”, disse ele, no confronto direto com o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

As obras tiveram início em janeiro de 2010, no último ano de mandato de Lula. A construção, que se tornaria a maior refinaria do Brasil, tinha previsão de ser inaugurada em 2015. 

Um relatório do TCU, no entanto, foi o ponto de partida para que o empreendimento não fosse concluído. O documento apontou que o contrato para o projeto básico da refinaria só foi assinado oito meses depois do lançamento, com a terraplanagem já em andamento. 

Outro ponto é que a empresa chinesa Sinopec, que entraria com recursos na construção da Premium I, desistiu de participar do projeto, porque não confiava na paridade de preços (equilíbrio entre valores do petróleo no mercado internacional e do combustível vendido no país) no Brasil. 

A CPI da Petrobras, na Câmara, também investigou as obras da refinaria, porque o TCU apontou prática de sobrepreço decorrente de jogo de planilha, quando o construtor muda valores durante a execução do projeto; falha de planejamento, o que provocou gastos aditivos; e atrasos injustificáveis nos serviços, com prejuízos à Petrobras. 

Após o debate, o prefeito de Rosário (MA), município que faz fronteira com Macabeira (MA), Calvet Filho (PSC), foi até o local onde seria a Refinaria Premium I, para reforçar que as obras não foram concluídas. Confira o vídeo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.