Vídeo: Robinson Almeida diz que investimento da Coelba está longe das necessidades do povo baiano
Deputado afirmou que é necessário evitar a renovação automática do contrato da empresa
Foto: Farol da Bahia
O deputado estadual Robinson Almeida (PT), membro da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), afirmou que a última reunião com representantes da Neoenergia Coelba, realizada na semana passada, evidenciou que os investimentos do primeiro semestre ficaram muito aquém das necessidades do povo baiano.
Segundo ele, é necessário evitar a renovação automática do contrato de concessão da empresa de distribuição de energia elétrica, pois, para o parlamentar, o serviço prestado não atende aos padrões de qualidade.
“Na semana passada, a Coelba fez uma prestação de contas sobre os investimentos do primeiro semestre deste ano em uma reunião na sede da empresa. Embora tenha apresentado resultado dos investimentos, ainda estão longe de atender às necessidades do povo baiano”, disse o deputado.
“A Coelba continua sendo a campeã de reclamações. Os investimentos são tardios e não resolvem os problemas estruturais. Estamos atentos para solicitar à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia que a concessão não seja renovada automaticamente e que seja submetida a uma nova licitação. É necessário um novo modelo que assegure os direitos dos consumidores”, completou.
Leia também: Deputados estaduais avaliam audiência pública para discutir ViaBahia, Coelba e espigões no Buracão
Em março deste ano, durante uma reunião na Casa Legislativa, o diretor-presidente da Coelba, Thiago Guth, anunciou um plano de investimentos de R$ 13,3 bilhões para os próximos quatro anos na Bahia, com R$ 3 bilhões previstos para 2024.
A empresa está na etapa final para solicitar a renovação da concessão no estado, que vence em 2027. A companhia tem até 2024, três anos antes do prazo final, para fazer o pedido de renovação por mais 30 anos. Entretanto, devido às reclamações, a empresa vem enfrentando dificuldades.
Veja declaração do deputado: