• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Vídeo: Salvador entra em alerta máximo por causa da chuva; acumulado do mês é quase o triplo da média histórica
Salvador

Vídeo: Salvador entra em alerta máximo por causa da chuva; acumulado do mês é quase o triplo da média histórica

Cidade registra pontos de alagamento, desabamentos parciais de imóveis e acionamento de sirenes em áreas de risco

Por Da Redação
Ás

Vídeo: Salvador entra em alerta máximo por causa da chuva; acumulado do mês é quase o triplo da média histórica

Foto: Reprodução/TV Bahia | Reprodução/Redes Sociais

Salvador está em alerta máximo por causa da chuva, nesta quarta-feira (27). Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), em algumas localidades o acumulado ultrapassou 319 mm, valor quase o triplo do registrado na média histórica de 108 mm.

Entre terça-feira (26) e a manhã desta quarta, as sirenes foram acionadas em cinco localidades: Baixa do Cacau, em São Caetano; Bom Juá; Vila Picasso, na Capelinha; Voluntários da Pátria, no Lobato; e Calabetão.

Os alertas são disparados quando há acumulado de 150 mm de chuvas durante 72 horas e a previsão é de chuva forte a muito forte, nas localidades que abrigam áreas com risco de alagamento e deslizamento de terra. A orientação é que moradores deixem as casas e procurem um local seguro ao ouvir o som.

O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, região metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas. 

Somente entre 00h e 8h desta quarta, a Codesal registrou 23 solicitações na cidade, sendo a maioria referente a deslizamento de terra (8), ameaça de deslizamento (6) e de desabamento (3).

Os bairros onde mais choveu nas últimas 24 horas foram Imbuí (145 mm), Cabula (137.4 mm) e Pituaçu (134.4 mm). No mês, o recorde foi do Cabula (318.4 mm), Retiro (315 mm) e Imbuí (302.2 mm). 

Transtornos

O funcionamento de todos os ascensores da cidade: Plano Inclinado Gonçalves, Pilar, Liberdade-Calçada e Elevador do Taboão foi suspenso, na manhã desta quarta. Além disso, a linha B3 do BRT teve a circulação interrompida por conta de um alagamento na ligação entre a rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores.

Pontos de alagamento são registrados em várias partes da cidade. Na região de Macaúbas as vias ficaram inundadas, sendo possível circulação apenas de carros de grande porte. Em Boa Vista do São Caetano, ruas foram tomadas pela enxurrada, impossibilitando a circulação de pedestres.

Uma árvore caiu e atingiu uma academia de ginástica localizada no Alto de Ondina, na manhã desta quarta. Os galhos invadiram uma das janelas do estabelecimento e alcançou as esteiras. Na Ligação Iguatemi-Paralela (Lip), os veículos encontram dificuldades para avançar, devido a grande quantidade de água na pista. 

Na noite de terça, a Avenida Paralela registrou engarrafamento de mais de 6 km. Na Avenida Professor Manoel Ribeiro, localizada no bairro do Stiep, o trânsito no sentido Boca do Rio foi desviado para a Avenida Paralela, por causa de outro alagamento. 

Um casarão desabou parcialmente na Avenida Joaquim José Seabra, localizada na região da Baixa dos Sapateiros, no Centro de Salvador. A via está interditada nesta quarta e as linhas de ônibus que atendem a localidade foram desviadas.

Parte de um imóvel foi interditado após deslizamento de terra, no bairro do Retiro. Uma idosa precisou ser resgatada no quarto da casa. Ela foi socorrida por bombeiros militares que estiveram no local, não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

Nesta quarta, a previsão do tempo é de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia, com temperatura entre 23ºC e 29ºC. Em caso de emergência, a Codesal pode ser acionada pelo disque 199. O telefone funciona 24h por dia, com chamada gratuita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.