Vídeo: 'Se justiça tributária for de esquerda, tenho que me considerar de esquerda', diz Tebet
A ministra defendeu ações tributárias que mexam com 'o andar de cima'

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez um discurso de apoio ao plano de taxação dos super ricos durante audiência realizada na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, na terça-feira (8). Segundo a ministra, se a pauta da justiça tributária "for de esquerda", ela terá que se considerar de esquerda.
"Não é justo que quem ganhe mais de 50 mil, 60 mil de renda, não pague [imposto] pelo menos 10%. Se isso for discurso de esquerda, eu que nunca fui de esquerda terei que me considerar de esquerda", disse Tebet.
Ainda de acordo com a ministra, nos últimos 10 anos, muito já foi feito em relação ao "andar de baixo". "Fizemos a reforma trabalhista, a reforma da previdência, se tirou dinheiro de farmácia popular, de políticas sociais, e nunca se conseguiu mexer com o andar de cima", destacou.
A reunião foi a primeira de 2025 dedicada à LDO para 2026. Tebet havia adiado sua participação na semana anterior devido à Cúpula do Mercosul, na Argentina. A expectativa é que o relatório preliminar do projeto seja votado ainda em julho.
Confira o vídeo abaixo: