Vídeo:senadora Soraya Thronicke aparece com celular na mão durante votação no Senado
Assessoria nega que o aparelho foi utilizado durante o voto
Foto: Reprodução
A senadora Soraya Thronicke aparece com o celular na mão durante a votação para a presidência do Senado, realizada na última quarta-feira (1º). A prática não é permitida para eleições gerais, segundo a Lei das Eleições nº 9.504/1997. O parágrafo único do artigo 91-A proíbe expressamente o ingresso do eleitor, na cabina de votação, portando celular, máquina fotográfica e filmadora.
Em nota, a assessoria da senadora afirmou que o aparelho não foi utilizado e que o porte do objeto não é proibido. “A senadora não usou o celular durante a votação para Presidência do Senado Federal, fato que pode ser comprovado observando atentamente às imagens, pois, no momento em que a parlamentar verifica o celular, o envelope com o voto já está fechado. A senadora Soraya votou, fechou a cédula no envelope e saiu da cabine verificando o celular posteriormente, como é de hábito de muitas pessoas, especialmente de uma figura política que recebe inúmeras ligações e mensagens diariamente. Além disso, não existe qualquer proibição para porte e uso do celular durante a votação”, afirmou.
Questionado pelo Farol da Bahia, o Senado afirmou, em nota, que diferente do que é imposto à população durante as eleições, não há proibição do uso do aparelho no Senado e na Câmara.
"O Ato do Presidente do Senado nº 3, de 2023 (Anexo) que dispõe sobre os procedimentos e ritos a serem adotados na segunda reunião preparatória da primeira sessão legislativa da 57ª Legislatura não prevê a proibição do uso de celular no Plenário ou durante as votações. Essa proibição também não é prevista em nenhuma outra norma interna."