Vídeo: "Ser negro é uma responsabilidade para o futuro", diz psicólogo sobre saúde mental do povo preto
Declaração de Kito Gois diz respeito aos padrões de comportamento que podem ser transmitidos de pessoas negras a seus descendente
Foto: Reprodução/YouTube
Em entrevista ao podcast Podomblé, produzido pela FB Comunicação, sobre a saúde mental do povo preto, o psicólogo Kito Gois disse que "ser negro é uma responsabilidade para o futuro", em referência aos padrões de comportamento que podem ser transmitidos de pessoas negras a seus descendentes.
"Nós não transmitimos apenas triglicerídeos altos e pressão arterial, transmitimos também padrões de comportamento, portanto, precisamos evoluir. Quanto mais eu me desenvolvo enquanto homem negro, mais eu vou ter filhos saudáveis, inclusive nos padrões de comportamento", explicou o psicólogo.
Kito Gois pontuou ainda que ancestralidade não se trata apenas de assumir determinadas características. "Se você não modelar o seu comportamento, vai demorar, não vai quebrar o laço", completou.
De acordo com o psicólogo, que é especialista em personal brand para pessoas negras, a dificuldade em quebrar os padrões comportamentais implementados sobre pessoas negras diz respeito aos longos anos de regime escravocrata.
"Se você colocar na balança, são trezentos anos de formação de um conjunto de comportamentos. É como se eu educasse uma pessoa durante mais de trezentos anos e, depois, educasse essa mesma pessoas por cento e poucos anos. É óbvio que ela irá carregar os comportamentos aprendidos ao longo dos trezentos anos", destacou.
"Essa ideia de que não podemos isso, que não podemos uma série de coisa, não é uma questão apenas voluntária, faz parte da nossa constituição subjetiva", concluiu o psicólogo.
Confira mais no vídeo abaixo: