Vídeo: Votação de PL que propõe reajuste para servidores é suspensa na ALBA
Falta de acordo entre governo e oposição quanto percentual de reajuste gerou adiamento
Foto: Farol da Bahia
A votação do PL 25.323, que ocorreria nesta terça-feira (21) no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi suspensa por falta de acordo entre deputados do governo e da oposição. A sessão também contou com protesto de servidores públicos do estado.
Enviada pelo governo Jerônimo Rodrigues à casa, o projeto prevê um aumento de 2% na próxima folha e mais 2% em agosto na remuneração do funcionalismo. No entanto, a oposição propõe que o reajuste seja de 10% - sendo 5% a partir de 1º de maio e outros 5% a partir de 31 de agosto.
O cancelamento das votações foi anunciado pelo líder do governo, Rosemberg Pinto (PT). Em discurso no plenário, o parlamentar afirmou que não foi procurado por nenhum representante sindical para discutir o projeto.
“Vou tomar uma posição aqui e vou assumir o ‘ônibus’ dela de não votar os projetos hoje [..] mas quero dizer aqui a cada uma e a cada um de vocês, não fui procurado por nenhum dirigente sindical para debater essa questão depois de terça-feira. Nenhum [diretor sindical] procurou a mim nesta casa e nenhum líder de bancada,” disse Rosemberg.
Durante a fala do deputado, servidores que acompanharam a sessão protestaram contra o projeto. Os manifestantes gritaram palavras de ordem como: “se não negociar, a Bahia vai parar”.
Veja trecho da sessão: