• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: Yakuy Tupinambá chama o Congresso do "pior" da história brasileira e diz que judiciário é "egocêntrico e parcial"
Brasil

Vídeo: Yakuy Tupinambá chama o Congresso do "pior" da história brasileira e diz que judiciário é "egocêntrico e parcial"

Declaração foi feita durante cerimônia do retorno do manto sagrado tupinambá com a presença do presidente Lula

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: Yakuy Tupinambá chama o Congresso do "pior" da história brasileira e diz que judiciário é "egocêntrico e parcial"

Foto: Reprodução

A anciã Yakuy Tupinambá afirmou que o Congresso Nacional é o "pior da história da República" e chamou o judiciário de "egocêntrico e parcial". A declaração foi feita durante a  cerimônia de retorno do manto sagrado tupinambá ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (12). O evento contou também com a presença do presidente Lula, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues. 

"Nós somos violados há muito tempo, mas ultimamente o Estado e instituições patrimonialistas desencadearam uma retirada de direitos que afetam todos com atentados contra a dignidade e a manutenção da vida no planeta. Temos hoje o pior congresso da história da República, um judiciário egocêntrico imparcial", disse.

Para a líder indígena, o governo federal está "preso" às alianças políticas. "Um governo, senhor presidente, que nós entendemos o porquê, enfraquecido acorrentado as alianças e com chaves para se manter no poder e ainda uma quantidade considerável de veículos de imprensa que fazem papel sujo para o sistema dominante, não respeitam as leis" afirmou durante o discurso.

Em resposta, Lula reconheceu as dificuldades políticas e o descompasso entre o Congresso e as demandas indígenas. "A maioria do Congresso não tem compromisso com os povos indígenas, e sim com grandes fazendas", afirmou o presidente, referindo-se ao veto do marco temporal.

Outro ponto criticado na cerimônia foi o tratamento dado ao manto tupinambá, que, segundo os indígenas de Olivença, na Bahia, deveria ter sido recebido com cerimônia por seu povo, dada sua importância cultural. Durante o discurso, Yakuy Tupinambá destacou a relevância simbólica do artefato e criticou o que considerou desrespeito ao patrimônio indígena. "Somos os verdadeiros herdeiros do manto sagrado. Ele nos foi roubado", declarou.

Veja vídeo abaixo: 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário