Vídeo: Zucco critica prioridades do governo federal em audiência com ministra da Cultura
Deputado questiona repasses à cultura e acusa gestão petista de "imoralidade"

Foto: Bruno Spada/Agência Câmara
Durante audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30), o deputado Luciano Zucco (PL-RS) fez duras críticas à atuação do governo federal, especialmente em relação à destinação de recursos para a área da cultura. O parlamentar afirmou que faltam prioridades claras na gestão pública e classificou como imoral o uso de verbas do Ministério da Cultura em eventos e contratações.
"Antes de peça teatral, a gente precisa de alimento; antes de cinema, de casa; antes de filme, emprego", afirmou Zucco, em crítica à alocação de recursos enquanto populações atingidas por enchentes e estiagens no Rio Grande do Sul enfrentam dificuldades extremas.
O deputado também questionou a escolha da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para organizar o Festival Aliança Global, e mencionou possíveis irregularidades envolvendo contratos sem licitação e aparelhamento político nos comitês de cultura estaduais. Ele citou reportagem do Estadão sobre a atuação de secretários ligados ao PT na gestão de recursos culturais.
Zucco ainda ironizou a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, em eventos custeados com verba pública: "Vai lá, repassa o dinheiro para uma prefeitura que vai me contratar para cantar? Sério isso?", e continuou "Não é ilegal, mas é totalmente imoral.", pontuou.
Veja vídeo: