Vieira afirma ter tido conversa muito produtiva com Marco Rubio e dá data para encontro entre Lula e Trump
Encontro entre ministro das Relações Exteriores e secretário dos Estados dos EUA durou mais de 1 hora

Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quinta-feira (16) que teve uma "conversa muito produtiva" com secretário dos Estados dos EUA, Marco Rubio, durante encontro destinado à retomada do diálogo político entre os países.
O tarifaço de 50% dos Estados Unidos a produtos brasileiros foi um dos principais temas, de acordo com o ministro.
Os dois estiveram juntos mais cedo, por aproximadamente 1h15, na Casa Branca. Na maior parte da conversa, assessores estiveram presentes. Porém, durante 20 minutos, Vieira e Rubio estiveram a sós.
De acordo com Vieira, "prevaleceu uma atitude construtiva" na reunião, marcada por um tom de cooperação e respeito mútuo. O chanceler destacou que o diálogo com parlamentares norte-americanos integra os esforços para reaproximar os dois países em temas econômicos, ambientais e de segurança.
"Mantive uma ótima reunião aqui com o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós, que durou cerca de 20 minutos — reservado e muito produtivo —, seguido de uma reunião mais ampla, da qual participaram integrantes da equipe do representante comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil. Durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química", disse o ministro.
Vieira disse que o encontro deve acontecer no mês que vem, mas sem data e local definidos.