Vinte indivíduos são detidos no "Dia D" da Operação Paz em cidades baianas
Ações ocorreram nas cidades de Camaçari, Feira de Santana e Juazeiro
Foto: Ascom-PC/Divulgação
Vinte indivíduos foram detidos no "Dia D" do primeiro ciclo da Operação Paz, que ocorreu nesta segunda-feira (11) em três municípios da Bahia. Com reforço de policiais civis de diversas regiões do estado, as equipes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Camaçari, Feira de Santana e Juazeiro.
Em Juazeiro, dez prisões foram efetuadas, envolvendo crimes que vão desde homicídios até tráfico de drogas e estupro. Na cidade de Feira de Santana, foram cumpridos seis mandados, enquanto em Camaçari, outros quatro indivíduos foram presos. Além das prisões, as três cidades foram alvo de incursões em áreas com histórico de conflitos, e informações cruciais foram coletadas a partir do Disque Denúncia e de levantamentos realizados nas últimas semanas pelas equipes.
A Operação Paz é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e mobiliza as forças policiais de diversos estados do Brasil. Seu principal objetivo é combater as Mortes Violentas Intencionais, focando nos principais fatores que contribuem para esses crimes, como o tráfico de drogas e a formação de organizações criminosas. Na Bahia, as ações da Polícia Civil são direcionadas pela Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ).
Os mandados cumpridos nesta segunda-feira são resultados de investigações em andamento e de informações de inteligência coletadas durante os primeiros dias desta fase inicial da operação. Além da Bahia, a Operação Paz abrange ações em outros estados, incluindo Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins.