Visão negativa de Janja salta de 40% para 58% em período de três meses, aponta pesquisa
Segundo levantamento AtlasIntel/Bloomberg, 32% dos brasileiros têm imagem positiva da primeira-dama
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Foto: Claudio Kbene/PR
A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, tem uma imagem negativa para 58% dos brasileiros, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg.
O levantamento foi divulgado na última terça-feira (11) e mostra uma queda da popularidade de Janja de 18 pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior. Em outubro de 2024, 40% dos entrevistados tinham uma visão negativa da primeira-dama.
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Na pesquisa publicada neste mês, 32% dos brasileiros têm imagem positiva de Janja, enquanto 10% não souberam responder. O instituto ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Segundo a pesquisa, o desempenho de Janja é pior do que o de Lula, que soma 51% de imagem negativa. Há três meses, em outubro, eram 46% os que enxergavam o presidente do mesmo modo, crescimento de cinco pontos percentuais.
Janja se tornou alvo de críticas devido a destinação de recursos públicos para atividades realizadas por ela. No início deste mês, por exemplo, foi revelado que a Presidência da República gastou pelo menos R$ 24 mil para bancar a ida de quatro assessores de Janja, para Roma. O valor corresponde apenas às diárias pagas aos auxiliares e não inclui passagens e hospedagens.
O nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também integrou a pesquisa: 52% a veem de forma negativa, enquanto 42% de forma positiva.