Vitória bate o São Paulo no Barradão e ganha fôlego na tabela do Brasileirão
Rubro-Negro faz 2 a 0, sobe na classificação e impõe derrota ao time paulista com atuação segura em casa.

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
O Vitória fez valer a força do Barradão e venceu o São Paulo por 2 a 0, na tarde deste sábado (11), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Rubro-Negro sobe momentaneamente para a 11ª colocação, com 14 pontos, enquanto o Tricolor paulista permanece com 20 e pode perder posições ao fim da rodada.
A equipe de Jair Ventura entrou em campo pressionada pelos resultados recentes como visitante, mas mostrou uma postura firme diante de um adversário que briga na parte de cima da tabela. O São Paulo começou com mais posse de bola e assustou logo aos dois minutos, quando Artur finalizou com perigo e exigiu boa defesa de Lucas Arcanjo. Apesar do início mais agressivo dos visitantes, o jogo demorou a engrenar em termos de chances claras.
O Vitória encontrou dificuldades na construção, mas conseguiu equilibrar as ações e passou a explorar jogadas em velocidade e bolas paradas. Foi justamente assim que abriu o placar. Aos 34 minutos, Ramon cruzou para a área, Nathan Mendes desviou e Cacá apareceu livre para finalizar e colocar o Rubro-Negro em vantagem.
Depois do gol, a partida ficou mais aberta, com o São Paulo tentando pressionar em busca do empate, mas esbarrando na defesa bem postada do Vitória. Ainda assim, a melhor chance antes do intervalo foi novamente do time paulista, com Artur, mas sem sucesso.
Na volta para o segundo tempo, o São Paulo tentou aumentar o ritmo e chegou a levar perigo em algumas jogadas, principalmente pelo lado esquerdo. No entanto, aos oito minutos, a equipe paulista ficou com um jogador a menos após a expulsão de Lucas Ramon, que acertou Matheuzinho em lance perigoso.
Com superioridade numérica, o Vitória passou a controlar mais o jogo, embora ainda encontrasse dificuldades na finalização. O São Paulo, mesmo com um a menos, seguiu tentando pressionar, mas sem conseguir transformar volume em chances claras.
A melhor oportunidade do Vitória antes do segundo gol veio com Erick, que acertou a trave em cobrança de falta. O gol que sacramentou o triunfo saiu aos 37 minutos, em bela jogada coletiva. Baralhas deu um toque de calcanhar para Ramon, que invadiu a área e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro Rafael.
Nos minutos finais, o Vitória ainda criou oportunidades para ampliar, mas administrou o resultado diante de um São Paulo que já não tinha forças para reagir.
Os três pontos representam um alívio para o Rubro-Negro, que volta a vencer no Brasileirão e se distancia da parte de baixo da tabela, reforçando a força como mandante.
Agora, o Vitória volta a campo na quarta-feira (15), quando recebe o Piauí pela Copa do Nordeste, e no sábado (18) enfrenta o Corinthians, novamente no Barradão, pelo Campeonato Brasileiro. Já o São Paulo tem compromisso pela Copa Sul-Americana na terça-feira (14), contra o O’Higgins, e depois encara o Vasco, no Rio de Janeiro, pela próxima rodada da Série A.


