Vitória estreia com pé direito no Baianão e vence Jacobina
Nickson foi o autor do gol que garantiu os três pontos do Rubro-Negro
Foto: Reprodução
O Vitória começou a temporada 2020 com o pé direito. O Rubro-Negro venceu o Jacobina por 1 a 0 no Barradão, na noite desta quarta-feira (22), pela primeira rodada do Campeonato Baiano, e conquistou os primeiros três pontos na competição estadual. Nickson foi o herói do jogo ao marcar o único gol do triunfo.
Apesar do natural desentrosamento de início de temporada, o Vitória se portou muito bem na etapa inicial e por pouco não foi para o intervalo com triunfo parcial.
Com mais posse de bola, marcação no campo de defesa do Jacobina e com frequente presença no campo de ataque, o Leão foi perigoso pela primeira vez logo aos 20 minutos, quando Caíque Souza arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave dos visitantes.
O Rubro-Negro teve a chance de inaugurar o marcador um minuto depois. Aos 21, o belo lançamento de Nickson encontrou Eron, livre na segunda trave, e o jogador bateu bonito, de primeira, deslocando o goleiro, mas a bola bateu caprichosamente na trave.
A partida ficou tranquila e sob controle do Vitória, muito graças a ineficiência do Jacobina quando tinha posse de bola. O time visitante abusava dos lançamentos longos no campo de defesa e mal conseguia trocar cinco passes sem perder a bola e proporcionar o Rubro-Negro oferecer uma chance de perigo.
A segunda etapa do confronto foi com menos intensidade entre as duas equipes. O Vitória que no início da partida demonstrou muito mais vontade de vencer, diminui o ritmo, e apesar de manter boa presença no campo de ataque, foi inofensivo e pouco ameaçou a defesa do Jacobina.
Os visitantes permaneciam com a dificuldade na saída de bola e ocuparam praticamente o jogo todo, o campo defensivo. Os erros de passes e as jogadas precipitadas evitavam quaisquer chances de oferecer algum tipo de perigo a meta defendida por Lucas Arcanjo.
Mesmo que abaixo da primeira etapa, o Vitória manteve o domínio e superioridade na partida e foi premiado por isso aos 32 minutos. Léo fez bela jogada pela lateral esquerda e cruzou na área para boa cabeçada de Nickson para o fundo das redes do Jacobina.
O gol foi um alívio para o Vitória e para o torcedor Rubro-Negro presente no Barradão, que já se sentia apreensivo com a chance de estrear na temporada com um tropeço dentro de casa, mas felizmente, ele pode iniciar o novo ano com um sorriso no rosto e com o primeiro triunfo no campeonato.
Análise da partida
Para uma partida de início de temporada, o Vitória até que se portou bem. O desentrosamento é algo normal para uma equipe que apesar de ter treinado e disputado jogos-treinos, demonstra ainda estar "madura" em jogar uma competição de alto nível como o Campeonato Baiano. Ainda mais se formos levar em conta a idade dos jogadores.
Alguns atletas se destacaram e uma sequência de partidas jogadas pode ajudar o Rubro-Negro ao longo da competição e até virarem reforços para o time principal.
Caíque Souza
Tem qualidade e velocidade, mas precisa de mais aperfeiçoamento no passe e pensar mais as jogadas antes de tomar atitudes precipitadas.
Eron
Participativo ao longo da partida, em certos momentos fazendo até pivôs interessantes e se posicionando bem na área, mas precisa de mais mobilidade fora da área para dar opções de passe aos demais jogadores.
Nickson
Apesar de em alguns momentos se mostrar disperso na partida, o jogador teve uma atuação regular. Distribuiu bons passes, foi uma opção interessante no ataque e foi premiado com o gol do triunfo. Precisa evoluir ainda se quiser manter a vaga entre os titulares da equipe Rubro-Negra.