Vitória inicia maratona para evitar queda para Série C
Rubro-Negro encara a Ponte Preta neste domingo, em Campinas
Foto: Letícia Martins/Divulgação/E.C. Vitória
O Vitória inicia neste domingo (27), às 16 horas, diante da Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, uma verdadeira batalha pra permanecer na Série B. A equipe Rubro-Negra tem a complicada missão de vencer metade das partidas que ainda tem se quiser evitar a sofrível queda para terceirona. Felizmente, na 16ª posição com 33 pontos, o time baiano não corre risco de entrar no Z-4 nesta rodada, já que os adversários diretos tropeçaram na rodada. No duelo desta tarde, o adversário traz boas lembranças.
O retrospecto do Leão enfrentando a Macaca pela Série B no formato de pontos corridos é bastante favorável. Foram disputados cinco partidas entre as equipes, com quatro triunfos para os baianos e um empate para os paulistas. O último duelo aconteceu esse ano, pela 12ª rodada e o Rubro-Negro levou a melhor vencendo por 2 a 1, no Barradão. Entretanto, dessa vez o adversário deve ser casca grossa.
A Ponte Preta é um dos melhores mandantes da competição. Dos 15 jogos disputados nos próprios domínios, a Macaca venceu sete, empatou cinco e perdeu apenas três, um aproveitamento de 57%. Tirar pontos dessa equipe será algo complicado. Ainda mais porque, mesmo a sete pontos do Coritiba, primeiro time que abre o G-4, os paulistas ainda sonham com acesso à elite do futebol brasileiro.
Para o confronto desta tarde, o técnico Geninho segue com uma dúvida na montagem da equipe. Isso porque o atacante Jordy Caicedo, um dos artilheiros do time na Segundona ao lado de Anselmo Ramon, com cinco gols, não treinou com o grupo ao longo da semana, mas está recuperado de lesão muscular e viajou com o grupo. Porém, a presença entre os titulares ainda é incerta.
Quem está com ausência confirmada é o lateral Lucas Cândido que não se recuperou de uma virose. Outro desfalque será o atacante Negueba, que foi liberado para atuar pela equipe sub-23 do Leão.
O provável Vitória que vai a campo deve ter:
Martín Rodríguez, Van, Ramon, Everton Sena e Thiago Carleto; Léo Gomes, Romisson e Felipe Gedoz; Wesley, Felipe Garcia e Anselmo Ramon.
Ponte Preta
A macaca que encerrar o incômodo jejum de três partidas seguidas só empatando. Desta vez, o time campinense quer fazer bonito diante do torcedor, e permiti-lo permanecer sonhando com acesso para primeira divisão. Se o cenário não é muito bom dentro das quatro linhas, fora também é conturbado. A crise política que assombra o time terminou com a renúncia do diretor de marketing Eric Silveira, acusado de praticar irregularidades administrativas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Campinas. A torcida não satisfeita com a notícia protestou em frente ao estádio na última sexta-feira (25) levando cartazes contra a diretoria executiva.
Diante desse cenário turbulento, a Ponte Preta deseja um triunfo para amenizar a crise que começa a se instaurar na equipe. Além do mais, a missão Série A é muito complicada, já que a Macaca precisa vencer sete jogos e empatar um dos oito duelos restantes. Os três pontos conquistados diminuem para quatro pontos a chegada ao G-4.
A provável escalação da Ponte para o duelo deve ser:
Ivan; Diego Renan, Renan Fonseca, Airton e Guilherme Guedes; Washington, Lucas Mineiro e Renato Cajá; Vico (Araos), Marquinhos e Roger.