Vitória pressiona na segunda etapa, mas não consegue vencer Doce Mel e está fora do Baianão
Rubro-Negro fica de fora da fase semifinal da competição pelo segundo ano consecutivo

Foto: Reprodução
Pelo segundo ano consecutivo, o Vitória está eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano. O Rubro-Negro empatou em 2 a 2 com o Doce Mel, em partida disputada neste domingo (26), no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, em confronto válido pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Baiano.
Como tem sido desde o retorno do futebol, o Vitória mais uma vez teve uma atuação muito ruim durante a primeira etapa. Sem intensidade, a todo momento errando passes, abusando dos lançamentos e jogadas de infiltração, o Rubro-Negro praticamente não ameaçou a meta do Doce Mel.
Uma das poucas chances claras de gol só veio surgir aos 13 minutos, quando após troca de passes, Mateusinho foi até a linha de fundo e cruzou para o meio da área, Alisson Farias chegou chutando, mas a bola foi em cima do goleiro Nilton.
O Doce Mel, que praticamente nada fazia, tendo inclusive uma baixa posse de bola, só teve uma oportunidade clara de gol ao longo de toda primeira etapa, e diferentemente do Rubro-Negro, soube aproveitar da melhor maneira.
Aos 27 minutos, o Vitória saiu jogando errado na saída de bola, Jean recuperou a bola e avançou. O meia então partiu sozinho, ficou cara cara com César, e tocou para Maurício, ao lado, só empurrar para as redes vazias, aumentando a dor de cabeça para o torcedor do Leão.
O gol parece que serviu para acordar o Vitória, tanto que o Rubro-Negro não demorou para igualar o placar.
Aos 32 minutos, Nilton, que já havia salvado um gol, saiu jogando errado, e a bola sobrou para o ataque do Leão, Alisson Farias recebeu passe em profundidade e finalizou de perna esquerda, no cantinho, deixando tudo igual em Feira de Santana.
A virada quase veio pouco tempo depois. Aos 34, Alisson Farias deu ótimo passe para Léo, que chegou cruzando para chute forte, de primeira de Rafael Carioca, exigindo boa defesa de Nilton.
Como o ditado bem diz, quem não faz leva, e o Vitória pôde provar do próprio veneno aos 46 minutos, quando Maurício recebeu livre no lado esquerdo após contra-ataque em velocidade do Doce Mel, ajeitou para perna direita e finalizou, César defendeu, mas a bola voltou nos pés de Igor, que chutou forte para por o time do interior novamente na frente do placar.
O resultado aparentava que iria se caminhar para um triunfo do Doce Mel até o intervalo, só faltou combinar com Alisson Farias.
Aos 47 minutos, após saída de bola rápida do ataque do Leão, o meia recebeu na ponta esquerda, avançou e chutou pro gol, a bola desviou na defesa e encobriu o goleiro Nilton, igualando novamente o placar.
Na volta para segunda etapa, o Vitória voltou um pouco mais atento na partida. Manteve mais presença no campo de ataque, tentou por a bola no chão e trabalhar corretamente as jogadas ao subir no ataque.
Aos quatro minutos, Mateusinho partiu em velocidade, cortou para o pé esquerdo, e de fora da área, chutou forte colocado para o gol, mas a bola passou raspando o travessão, assustando, e muito, o goleiro Nilton, que só olhou o trajeto da bola para fora.
Pouco tempo depois, aos oito minutos, após sobra de bola na área, Eron dominou, cortou o marcador, mas na hora da finalização, demorou muito, e permitiu que a defesa do Doce Mel cortasse o lance. Era a chance da virada do Leão, mas que foi desperdiçada.
Aos trancos e barrancos e já deixando a qualidade técnica de lado, o Vitória partiu para pressão já no meio da partida. Aos 22 minutos, após bate rebate dentro da área, a bola sobrou para Jonathan Bocão. O lateral ajeitou para perna esquerda, chutou pro gol, mas a bola desviou e foi para fora, com perigo.
O Doce Mel também teve oportunidade para voltar a ficar a frente do placar aos 34 minutos. Igor recebeu pelo lado direito, tocou na entrada da área para Maurício, e o atacante do Doce Mel, cortou para o meio, chutou firme e a bola passou tirando tinta da trave de César.
A tentativa de chegar ao gol aos trancos e barrancos do Rubro-Negro prosseguiu até os últimos minutos, mas a falta de organização, tão notável ao longo da partida, somada ao cansaço dos jogadores, se sobressaiu, e com isso, o time não conseguiu ficar a frente do placar, resultando na eliminação do Leão na competição.
Análise do Vitória na partida
Precisou jogar além do básico e não conseguiu. O empate melancólico que elimina o Vitória do Campeonato Baiano retrata o fraco futebol demonstrado há muito tempo pelo Rubro-Negro. Uma equipe que não demonstra vontade, peca muito pela qualidade técnica, não possui jogadas bem trabalhadas, e depende quase sempre, de um lampejo de um ou outro jogador, como foi hoje com Alisson Farias. Talvez se o meia, um dos poucos lúcidos da equipe, não estivesse numa tarde boa, o Leão nem teria ameaçado a meta do Doce Mel.
Caso o Doce Mel estivesse disputando uma vaga nas semifinais, poderia até justificar, de forma mais justa, o empate nesta tarde, mas não. A equipe do interior nada almejava na tabela de classificação e já estava eliminada. Mesmo assim, o Vitória com elenco superior, não conseguiu somar três pontos. Resultado: mais uma eliminação na fase de grupos do Campeonato Baiano, a segunda consecutiva.
A Série B está prestes a começar, melhor começar a se mexer para que uma nova tragédia não ocorra no fim do ano, e olha que essa pode ter um sabor um tanto mais amargo.