Vitória vence Ponte Preta por 2 a 1 e se afasta do Z-4
Vitória vence Ponte Preta por 2 a 1 e se afasta do Z-4
Foto: Álvaro Jr/ PontePress
Em jogo eletrizante, o Vitória venceu a Ponte Preta por 2 a 1 na tarde deste domingo (27), pela 31ª rodada do campeonato Brasileiro da Série B. A partida aconteceu no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Com o resultado, o Rubro-nego baiano foi a 36 pontos, na 15º posição, enquanto a Ponte Preta continua na 10º colocação, com os mesmos 41 pontos.
Primeiro tempo
O primeiro lance de perigo do jogo demorou para acontecer, mas quando aconteceu, foi fatal. Aos 19 minutos, em jogada pelo lado esquerdo, o lateral esquerdo Thiago Carleto meteu uma bola com perfeição para Wesley, que com muita categoria e tranquilidade bateu para abrir o placar.
A Ponte Preta não demorou em responder, um minuto depois de ter tomado o gol, o meia Vico chutou de muito longe, a bola bateu na trave do goleiro Martín Rodriguez e saiu pela linha de fundo. Aos 23 minutos o Vitória perdeu o volante Léo Gomes, que há poucos minutos tinha recebido cartão amarelo, logo em seguida chegou atrasado na jogada, pegando o volante Edson. O juiz o expulsou. Com um a menos o Vitória recuou. Mas mesmo com um a menos a equipe baiana foi superior no primeiro tempo.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o mesmo ritmo do primeiro 45 minutos. O primeiro lance de perigo só veio acontecer aos 13 minutos, em uma bomba do meia Vico. A bola novamente bateu na trave.
A pressão da Ponte Preta foi aumentando e, aos 17, o atacante João Carlos, que tinha acabado de entrar, mandou de cabeça forte para o goleiro Martín Rodriguez fazer uma linda defesa. A pressão da equipe da casa não demorou para surtir efeito. Em jogada dentro da área, o zagueiro Zé Ivaldo bate a mão na bola, o juiz viu e marcou o pênalti. Na cobrança, o atacante Roger, ex-Vitória, colocou igualdade no placar.
A partir daí a Ponte Preta continuou exercendo pressão sobre o Vitória, mas não conseguiu virar o jogo. Muito pelo contrario, aos 47 minutos, em jogada pelo lado esquerdo, o atacante Felipe Garcia bate para a grande área e encontra Caicedo, que escora para dentro do gol.
Panorama da partida
O Vitória surpreendeu na escalação. O técnico Geninho mudou totalmente a formatação tática da equipe. Saiu do costumeiramente 4-4-2 ou 4-3-3 para o 3-5-2. Uma formatação tática que a equipe não tinha utilizado nessa série B. Apesar do esquema aparentar uma equipe retrancada, o Vitória propôs o jogo no primeiro tempo. E foi assim, indo para cima que abriu o placar com Wesley. Apesar de ter um início bem taticamente, a equipe perdeu com a expulsão injusta do volante Léo Gomes, que apesar de ter sido impudente, a jogada não era para cartão.
Na segunda etapa, o Vitória teve enormes dificuldades para criar. Por toda circunstância de está com um jogador a menos. A equipe tecnicamente não é uma boa equipe. Com um a menos isso ficou evidenciado. E foi assim perdendo a posse de bola e cedendo a pressão da equipe da casa que o Vitória deixou a Ponte Preta empatar. Mesmo com um a menos, a equipe conseguiu no último fôlego fazer o gol da vitória. Em suma, pelo que o Rubro-nego baiano apresentou no primeiro tempo e pela força de vontade no segundo, o resultado foi justo.
As duas equipes voltam a jogar na próxima rodada. O Vitória enfrenta o Figueirense, sábado (2), às 16h30 no Barradão. Já a Ponte Preta enfrenta o América-MG, no sábado também, às 19h, no Independência.