Vladimir Putin diz que países ocidentais causaram danos às próprias economias
Presidente russo afirmou que sanções aumentaram inflação nos EUA e Europa
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nessa segunda-feira (18), em comunicado, que os países ocidentais haviam concluído um único objetivo ao impor sanções devido à guerra na Ucrânia. Isso, segundo ele, havia levado a uma “deterioração da economia no Ocidente”. “As sanções cumpriram os objetivos de seus perpetuadores. Eu falo sobre a inflação crescente, o desemprego, e a piora da dinâmica econômica nos Estados Unidos e na Europa, diminuição nos padrões de vida dos europeus e a desvalorização de suas reservas”, disse Putin.
Em relação à economia russa, Putin disse que a inflação estava se estabilizando e que a demanda do varejo no país havia se normalizado. Os países ocidentais impuseram sanções sem precedentes ao sistema corporativo e financeiro russo desde que Putin enviou tropas à Ucrânia em 24 de fevereiro.
Agora, a Rússia deve usar o orçamento que tem para apoiar a economia e a liquidez em condições de contratação de empréstimos, embora os cortes de taxas do Banco Central tornem os empréstimos mais baratos. “Sei sobre as discussões contínuas entre o Banco Central e o governo. No entanto, em uma situação de queda objetiva do crédito, o orçamento deve apoiar ativamente a economia e preenchê-la com recursos financeiros”, afirmou o russo.
“E temos todas as opções para fazê-lo, é claro que devemos fazê-lo com cuidado, pois estamos constantemente discutindo com o Ministro (da Economia da Rússia). Mas, no primeiro trimestre do ano corrente, atingimos o nível recorde de superávit orçamentário. Precisamos de medidas extras aqui. E devemos implementar no momento em que a economia mais precisar”, completou.