• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vladimir Putin diz que países ocidentais causaram danos às próprias economias
Mundo

Vladimir Putin diz que países ocidentais causaram danos às próprias economias

Presidente russo afirmou que sanções aumentaram inflação nos EUA e Europa

Por Da Redação
Ás

Vladimir Putin diz que países ocidentais causaram danos às próprias economias

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nessa segunda-feira (18), em comunicado, que os países ocidentais haviam concluído um único objetivo ao impor sanções devido à guerra na Ucrânia. Isso, segundo ele, havia levado a uma “deterioração da economia no Ocidente”. “As sanções cumpriram os objetivos de seus perpetuadores. Eu falo sobre a inflação crescente, o desemprego, e a piora da dinâmica econômica nos Estados Unidos e na Europa, diminuição nos padrões de vida dos europeus e a desvalorização de suas reservas”, disse Putin.

Em relação à economia russa, Putin disse que a inflação estava se estabilizando e que a demanda do varejo no país havia se normalizado. Os países ocidentais impuseram sanções sem precedentes ao sistema corporativo e financeiro russo desde que Putin enviou tropas à Ucrânia em 24 de fevereiro.

Agora, a Rússia deve usar o orçamento que tem para apoiar a economia e a liquidez em condições de contratação de empréstimos, embora os cortes de taxas do Banco Central tornem os empréstimos mais baratos. “Sei sobre as discussões contínuas entre o Banco Central e o governo. No entanto, em uma situação de queda objetiva do crédito, o orçamento deve apoiar ativamente a economia e preenchê-la com recursos financeiros”, afirmou o russo.

“E temos todas as opções para fazê-lo, é claro que devemos fazê-lo com cuidado, pois estamos constantemente discutindo com o Ministro (da Economia da Rússia). Mas, no primeiro trimestre do ano corrente, atingimos o nível recorde de superávit orçamentário. Precisamos de medidas extras aqui. E devemos implementar no momento em que a economia mais precisar”, completou. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.