Mundo

Vladimir Putin planeja teste de forças nucleares para sábado (19)

Presidente russo foi acusado pelos EUA de planejar a invasão da Ucrânia

Por Da Redação
Ás

Vladimir Putin planeja teste de forças nucleares para sábado (19)

Foto: Oficial Kremlin

Apesar de ter sido acusado formalmente pelos Estados Unidos de planejar a invasão da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, resolveu dar seguimento aos testes de forças nucleares. Em comunicado, o Ministério da Defesa anunciou que o líder irá comandar pessoalmente no sábado (19) um grande exercício "já previsto" envolvendo as forças estratégicas de seu país, incluindo o lançamento de mísseis balísticos e de cruzeiro com capacidade nuclear.

"O exercício de forças de dissuasão estratégica estava planejado anteriormente para checar o preparo do comando militar e de centros de controle, equipes de lançamento de combate, de navios e de mísseis estratégicos para tarefas designadas, assim como a confiabilidade das armas nucleares e não-nucleares das forças estratégicas", diz o comunicado.

De acordo com Moscou, no âmbito desses exercícios, "serão realizados disparos de mísseis balísticos e de mísseis de cruzeiro". O treinamento também envolverá soldados do distrito militar Sul da Rússia, das Forças Aeroespaciais, das Forças Estratégicas e das frotas do Norte e do Mar Negro. O objetivo dessas manobras é, segundo o ministério, "testar o nível de preparação" das forças envolvidas e a "confiabilidade das armas estratégicas nucleares e não nucleares".

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, garantiu que se trata de um "treinamento regular", o qual foi "notificado a diversos países por vários meios". "Tudo está claramente regulado, e ninguém tem de ter dúvidas, ou preocupações, porque tudo foi notificado previamente", disse ele, acrescentando que são manobras "totalmente transparentes e totalmente compreensíveis para os especialistas estrangeiros", afirmou Peskov. Ele acrescentou, ainda, que Putin participará desses exercícios de um centro de comando especial.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário